Últimas notícias:

Exame confirma 1 º caso de coronavírus no Brasil

Exame de contraprova confirma coronavírus em paciente de 61 anos

O Brasil registrou ontem (25) o primeiro caso de coronavírus.

O Ministério da Saúde confirmou que o homem de 61 anos, que esteve na Itália entre os dias  9 e 21 de fevereiro, estava sendo monitorado em São Paulo e testou positivo para o novo coronavírus em exames preliminares.

A confirmação oficial, no entanto, ainda dependia do resultado da contraprova, que seria realizada pelo Instituto Adolfo Lutz.

Contraprova confirma positivo

A Folha/SP informou que o teste de contraprova do paciente de 61 anos também deu positivo.

“A informação foi confirmada com uma fonte envolvida no processo.” disse o jornal.

Com a confirmação, o Brasil é o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

A Anvisa divulgou nota há pouco para explicar os procedimentos que serão adotados e declarou que já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus.

O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito.

Preço Medicamento é a melhor plataforma para comparação de preço de medicamentos
Preço Medicamento é a melhor plataforma para comparação de preço de medicamentos
 O que é o novo coronavírus?
É um vírus que causa doença respiratória com sintomas semelhantes a um resfriado (febre, tosse, dificuldade em respirar), podendo causar também pneumonia. Até o momento, a China é o único país considerado como área de transmissão ativa da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o vírus é transmitido?

Por ser um vírus novo, as investigações sobre sua transmissão ainda estão em andamento. Mas já está confirmado que o vírus passa de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato com secreções, como gotículas de saliva e catarro. Ou seja, ele pode ser transmitido por espirros, tosse ou contato de objetos ou mãos contaminadas com a boca, nariz e olhos. 

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. 

Coronavírus  recomendações segundo a Anvisa

 

Coronavírus  Sintomas segundo a Anvisa

 

Coronavírus  recomendações durante o voo  segundo a Anvisa

 

Fonte: https://portal.anvisa.gov.br/

https://www.diariodobrasil.org/

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »