Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista | Fone: (19)32540225 / 3112-4600

Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra | Fone: (19)25136091

Artigos

Bexiga preguiçosa

Uma bexiga normal é um músculo eficiente que se contrai e elimina toda a urina pela uretra, tanto no homem, como na mulher. A bexiga fica vazia e horas depois o mecanismo se repete, sempre sob o comando da vontade, isto é, a bexiga deve funcionar voluntariamente, quando a pessoa quer.

Infelizmente, algumas doenças ou medicamentos podem levar à perda da força muscular da bexiga. Ela se esvazia lenta e incompletamente. O resíduo é alto e logo mais ocorre a vontade de urinar de novo. Essa bexiga precisa de ajuda do urologista porque se ela não for tratada, outros problemas certamente ocorrerão, como infecção urinária, cálculo na bexiga, retenção urinária e outros.

Diabetes é uma das doenças capazes de promover uma “bexiga preguiçosa” ou bexiga flácida, como nós médicos preferimos dizer.  A doença vai deixando a bexiga cada vez mais preguiçosa até que ela fique totalmente paralítica, incapaz de exercer sua função. Certos remédios para o aparelho digestivo podem acalmar demais a bexiga e deixá-la atônica, sem força de contração. Nestes casos o tratamento é simples – suspender os remédios ou substituí-los.

Para todos os casos de bexiga preguiçosa há tratamento, alguns simples, como medicações para ajudar a bexiga a se esvaziar. Outros tratamentos são bem mais complicados e exigem até cirurgias, sondas e aparelhos sofisticados. Seja como for, a “bexiga preguiçosa” existe e pode ser tratada com sucesso, tanto em homens como mulheres, crianças e adultos.

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault