Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista | Fone: (19)32540225 / 3112-4600

Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra | Fone: (19)25136091

Artigos

Quando o coração envelhece mais depressa do que deveria

O envelhecimento é assimétrico. Às vezes somos jovens com esqueletos de velhos. E vice-versa, mais raramente. Outras vezes, por conta de um passado de muita exposição solar, temos peles manchadas, enrugadas e feias, ainda que com pouca idade. Algumas pessoas muito idosas têm mentes extraordinariamente jovens, coisa de fazer inveja a qualquer um. Assim também o coração, pode ser mais velho do que deveria, por variadas razões.

A doença do coração ainda é a principal causa de morte em todo o mundo. Em alguns países, como no Reino Unido, ela é a primeira causa de morte em homens e a segunda em mulheres. Em algumas regiões desenvolvidas do planeta, o câncer mata mais do que o coração, mas por muito pouco. No Brasil, o acidente vascular – infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral - é a principal causa de morte não-violenta em adultos.

Muitas pessoas têm corações muito mais velhos do que suas idades cronológicas. Isso decorre de uma predisposição genética ou, principalmente, de um estilo de vida que lesa o coração, tornando-o mais fraco e mais vulnerável. Na Inglaterra foi feito um estudo extenso sobre este tema, envolvendo 33 mil homens com 50 anos de idade ou mais, pelo Serviço de Saúde Pública. Desse estudo saíram algumas recomendações práticas:

1-Parar de fumar

2-Fazer exercícios regularmente

3-Controlar o peso

4-Comer mais fibras vegetais e menos gorduras

5-Reduzir o sal na comida

6-Comer mais peixe e menos carne

7-Beber pouco álcool

8-Fazer medidas periódicas da pressão arterial (há muitos hipertensos que não sentem nada e vão pagar a conta no futuro)

Essas recomendações estão ao alcance de quase todas as pessoas e não são caras. Se isso é verdade na Inglaterra, com certeza é verdade aqui também. Isso evita, com absoluta certeza, o envelhecimento acelerado do coração.

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault