Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista | Fone: (19)32540225 / 3112-4600

Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra | Fone: (19)25136091

Artigos

Sua próstata está ficando velha


O que assusta alguns homens na verdade são as doenças da próstata, que erroneamente eles interpretam como sinônimo de envelhecimento, morte, incontinência urinária, invalidez e impotência sexual.
Grande parte dos homens apresenta um crescimento benigno da próstata depois dos 45 ou 50 anos. O crescimento é progressivo e guarda um parelelo com outros sinais do envelhecimento, como cabelos brancos e rugas. São estes os sintomas do crescimento da próstata: Jato urinário fraco, perda de urina nas calças, sem querer, dificuldade para urinar fora de casa, ou ainda noctúria, que é a necessidade de levantar várias vezes à noite para fazer xixi.
Estes sinais e sintomas devem-se ao envelhecimento natural da próstata e podem surgir ou não a partir desta idade. Muitos homens mesmo idosos não apresentam qualquer manifestação do crescimento da próstata.
Quando a próstata causa obstrução à saída da urina, o jeito é tratar. Ou com medicamentos ou com cirurgia. De qualquer modo, esse tipo de crescimento da próstata é curável. E não leva à perda da potência sexual como muitos pensam e tremem só de pensar.
Não se pode parar o tempo e retardar o envelhecimento. Infelizmente. Já que não se pode ter uma próstata sempre jovem, a solução é aceitar a idade que chega e procurar tratamento para melhorar a qualidade de vida.
Depois dos 45 ou 50 anos todo homem deve procurar um médico urologista para fazer um acompanhamento da saúde de sua próstata.
Tenho o doloroso dever de comunicar que nós, homens, somos todos mortais. Também as mulheres. Mas não somos bobos. Vamos cuidar de nossa saúde para viver melhor.

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault