Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista
Fone: (19)32540225 / 32124600
RADIUM CHECK-UP

Rua Peró Lopes, 820 - Taquaral
Campinas, SP CEP 13076-418


Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra
Fone: (19)25136091
Rua Dr. Emilio Ribas, 805 - CJ 42
Cambuí
Campinas, SP
CEP 13025-141

pediatrasilviacastilho.med.br
Quando tem sangue no esperma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dr. Lisias Castilho   

sangue-no-espermaA presença de sangue no esperma – hemospermia – é relativamente comum. Podem ser laivos de sangue, ou apenas mudança de cor (para amarelo-escuro, marrom ou róseo), ou ainda sangue vivo, com coágulos. 

 

Quase sempre a hemospermia ocorre em jovens sadios, sem qualquer doença. Em alguns poucos casos, acomete homens mais velhos. A hemospermia geralmente não vem acompanhada de sintomas. Ela é percebida somente pela cor, pelo próprio indivíduo ou pela parceira.

Hemospermia está associada, numa minoria de casos, ao uso de certos medicamentos ou a doenças crônicas, como pressão alta, leucemia, problemas de coagulação sanguínea, prostatite crônica, defeitos congênitos nas vesículas seminais e câncer de próstata. Na grande maioria dos casos não há nada, por isso tais casos recebem o diagnóstico de hemospermia idiopática, isto é, sem causa conhecida.

A presença de sangue no esperma em geral leva o indivíduo bem depressa ao médico porque ele fica assustado. O urologista é o profissional mais qualificado para investigar homens com sangue no esperma e tratar, quando for o caso. Depois de um exame físico completo, incluindo o toque retal, e de um interrogatório meticuloso, o paciente é encaminhado para exames de urina, esperma, sangue e de ultrassom da pelve. Se necessário, ainda passará por ressonância magnética pélvica e outros exames mais sofisticados.

A grande maioria dos casos de hemospermia tem tudo normal e nada é detectado por meio dos exames, a não ser a presença de sangue no esperma. O sangue desaparece logo e tudo fica por isso mesmo. Alguns poucos casos têm recorrência da hemospermia e precisam prosseguir com sua investigação. 

Sangue no esperma, assim como sangramento do nariz, quase sempre é coisa passageira e sem maior importância. Todavia, dada a possibilidade de a hemospermia ser a manifestação de uma doença mais séria, todos os casos com sangue no esperma devem ser investigados por um urologista.

Foto meramente ilustrativa.