Dr. Lísias Nogueira Castilho -Urologista
Fone: 19-32130301 / 19-32413155
Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 489

Jardim Guanabara
Campinas, SP CEP 13073-131


Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra
Fone: 19-25136091
Rua Dr. Emilio Ribas, 805 - CJ 42
Cambuí
Campinas, SP
CEP 13025-142
Dor de Ouvido PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dr. Lisias Castilho   

"Os recém-nascidos são um encanto, mas dão muito trabalho. Além disto, sofrem dores. Uma das mais comuns é a dor de ouvido. Dor que todo mundo já teve um dia e da qual talvez não se lembre porque a dor de ouvido acomete mais freqüentemente crianças pequenas. Crianças grandes e adultos em geral não se lembram das coisas que aconteceram, tanto boas como ruins, quando pequenos.

A limpeza do ouvido, tanto da criança como do adulto, somente deve ser feita na parte mais externa e visível da orelha, com fralda limpa, toalha ou lenço.
Nada de enfiar um cotonete ou qualquer coisa parecida no canal auditivo. Repito: Não se introduz haste com ponta de algodão no ouvido da criança; a cera do ouvido é a proteção natural do ouvido e a cera velha desaparece sozinha. Não é necessário remover a cera velha para dar lugar à nova. O organismo é capaz de fazer isto sem a sua ajuda. A limpeza errada da orelha pode levar a problemas graves de audição.
Por falar em audição, será que alguma criança que você conhece tem problema de audição, isto é, não ouve bem?
Crianças com problemas de fala, que se mostram distraídas e aumentam sempre o volume da televisão, devem ser bem observadas. Pode ser que não estejam ouvindo bem devido ao catarro instalado no ouvido, ocasionado por uma simples gripe, o que não tem gravidade.
Algumas crianças podem ter otite, uma inflamação muito comum que, às vezes, gera infecções repetidas que podem levar a perfurações dos tímpanos e diminuição da audição. A otite do bebê, se não cuidada corretamente, pode terminar em deficiência auditiva séria.
Preste bem atenção: crianças costumam pôr objetos estranhos dentro do ouvido. Também é freqüente a criança coçar muito o ouvido e pode ocorrer, por causa disso, um acúmulo de cera.
Em todas estas situações, a visita ao posto de saúde, ou ao médico, é importante. O profissional de saúde tem condição de indicar o tratamento adequado e, se for preciso, fazer testes especiais de audição.
Até o próximo Momento Saúde e lembre-se: além da dor de ouvido é preciso cuidar bem daquilo que o seu filho ouve todo dia."