Back

É possível você ter Câncer de Próstata antes do 40 anos ?

a

É possível você ter Câncer de Próstata antes do 40 anos ?

Infelizmente sim. Mas saiba que o câncer de próstata é muito comum em homens com idade abaixo de 40 anos.
Isso acontece por que o o câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento masculino.
Cerca de 8,3% dos homens nesse período etário sofrem com câncer de próstata no Brasil. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se em 2016 o surgimento de 61.200 novos casos, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros!
Mas para alegria de muitos , apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que caíram cerca de 40% nos últimos 15 anos nos países mais desenvolvidos. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce (através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

E por que o câncer de próstata acontece em homens mais Jovens antes dos 40 anos?

O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao cotidiano , sedentário , tabagismo, álcool e uma vida sexual desprovida de cuidados .
Apesar de poder ser diagnosticado em jovens abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária.
A faixa de idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos, enquanto a do óbito, de 77 anos.

E como identificar o mais rápido possível, quais são sintomas do câncer de próstata?

O caminho mais rápido para um diagnóstico certo e correto é exame de PSA (marcador sanguíneo), o toque retal e os dados da biópsia.
Entretanto, este conjunto de fatores não é perfeito, podendo classificar pacientes de baixo risco em alto risco e vice-versa.

Os principais sintomas do câncer de próstata entre os jovens de 30 à 40 anos nas  fases iniciais ele é silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Por isso a necessidade do rastreamento. No entanto os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra (sintomas obstrutivos) ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga (sintomas irritativos), causando:  gotejamento mictório , diminuição no jato , sensação de não esvaziamento da bexiga, irritação e dores no canal.

Se você está se vendo com alguns desses sintomas não tenha vergonha procure um médico imediatamente, lembre-se previna-se.

Saiba como obter seu tratamento pelo SUS – Clique Aqui

Apoio:
Preço Medicamentos – https://www.precomedicamentos.com.br

 

Comment(1)

  • Pedro Henrique Cardoso

    11 de fevereiro de 2020

    Sim eh possivel… importante ficar atento

Sorry, the comment form is closed at this time.