Back

Tumores articulares

Tumores articulares

Os tumores raramente afetam as articulações, a menos que um tumor ósseo ou de tecido mole esteja próximo a uma articulação. No entanto, duas condições – condromatose sinovial e sinovite vilonodular pigmentada – ocorrem no revestimento (sinóvia) das articulações. Esses tumores não são cancerosos (benignos), mas podem causar danos graves à articulação. Ambas as condições geralmente afetam uma articulação, mais frequentemente o joelho ou o quadril, e podem causar dor e acúmulo de líquido.

Para diagnosticar essas condições, os médicos fazem radiografias , tomografia computadorizada (TC), imagem por ressonância magnética (MRI) ou uma combinação delas . Para confirmar o diagnóstico, os médicos geralmente removem uma amostra de tecido para exame microscópico ( biópsia ).

O tratamento para ambos requer a remoção cirúrgica da sinóvia anormal (chamada sinovectomia).

 

Tumor de células gigantes tenossinovial (sinovite vilonodular pigmentada)

A célula gigante tenossinovial (também conhecida como sinovite vilonodular pigmentada [SNPV]) faz com que o revestimento da articulação inche e cresça. Esse crescimento prejudica a cartilagem e o osso ao redor da articulação.

O revestimento também produz fluido extra que pode causar dor e inchaço. O processo geralmente causa o aparecimento de líquido com sangue na articulação. Geralmente afeta uma articulação. O tratamento geralmente é cirúrgico, mas as recorrências não são raras. O pexidartinibe, um medicamento administrado por via oral, é usado para diminuir o crescimento do tumor. Pexidartinibe  pode causar lesões hepáticas graves e potencialmente fatais em algumas pessoas.

Uma substituição total da articulação pode ser necessária se a condição retornar após o tratamento. Em raras ocasiões, após várias sinovectomias, às vezes é administrada radioterapia .

Condromatose sinovial

A condromatose sinovial (anteriormente chamada de osteocondromatose sinovial) é uma condição na qual as células do revestimento da articulação se transformam em células produtoras de cartilagem. Essas células convertidas podem formar aglomerados de cartilagem, que se espalham no espaço ao redor da articulação, formando corpos soltos que podem não ser maiores do que um grão de arroz e causar dor e inchaço. Esta condição raramente se torna cancerosa (maligna).

Condromatose sinovial
Condromatose sinovial
IMAGEM CORTESIA DE MICHAEL J. JOYCE, MD, E HAKAN ILASLAN, MD.

Se os sintomas forem graves, os corpos soltos são removidos junto com a sinóvia anormal. Essa condição geralmente retorna após o tratamento.

Fonte: Por Michael J. Joyce, MD, Cleveland Clinic Lerner School of Medicine na Case Western Reserve University;

Hakan Ilaslan, MD, Cleveland Clinic Lerner College of Medicine na Case Western Reserve University

traduzido por Momento Saúde