Últimas notícias:

Câncer de mama novo tratamento com Palbociclib

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama ocorre quando as células na mama se tornam cancerosas. O câncer de mama costuma ocorrer nas glândulas que produzem o leite materno nos dutos de leite (tubos que levam o leite das glândulas produtoras de leite para os mamilos).

Estatísticas de câncer de mama ele mata mais mulheres do que qualquer outro tipo de câncer, com exceção do câncer de pulmão .

Homens também podem ter câncer de mama.

Saber qual é a aparência normal das mamas e como elas normalmente são sentidas ao toque pode ajudar a pessoa a descobrir o câncer de mama precocemente; a pessoa deve conversar com o médico se uma das mamas tiver uma aparência ou der uma sensação diferente.

Se a mãe, irmã ou filha da pessoa tiver câncer de mama, ela estará mais propensa a tê-lo; a pessoa deve conversar com o médico para ver quando deve realizar os exames preventivos.

A mamografia, uma radiografia das mamas, é um exame preventivo comum que é realizado para detectar a presença de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos de idade ou que estão mais propensas a ter câncer de mama .

O tratamento geralmente envolve cirurgia e costuma incluir radioterapia, quimioterapia ou medicação de bloqueio hormonal.

O que causa o câncer de mama?

Os médicos não sabem exatamente por que algumas mulheres têm câncer de mama. Contudo, existem vários fatores de risco. A pessoa terá uma chance maior de ter câncer de mama se ela:

Tiver o gene BRCA1 ou BRCA2, que causa o câncer de mama.

Ter mais  de 50 anos de idade.

Já ter tido câncer de mama antes.

A mãe, irmã ou filha da pessoa tiveram câncer de mama.

Mesmo as mulheres sem esses fatores de risco também podem ter câncer de mama.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

O primeiro sintoma é geralmente:

Um nódulo indolor na mama

Se o câncer cresceu:

O nódulo está maior e pode dar uma sensação de que é duro e está preso no lugar.

A pele sobre o nódulo também pode estar quente, vermelha e inchada e ter um aspecto esburacado ou enrugado, parecendo a casca de uma laranja .

Se o câncer de mama tiver se disseminado para outras partes do corpo, o primeiro indício talvez seja um problema naquela parte do corpo, como dificuldade em respirar ou ossos fracos ou doloridos.

Novo tratamento para o câncer de mama?

Atualmente o Palbociclib é um medicamento que age por mecanismo de ação, e que tem revolucionado o tratamento do câncer de mama que apresenta receptores hormonais.

Em torno de 65% dos cânceres de mama apresentam receptores para hormônios femininos, ou seja, eles crescem estimulados pelos próprios hormônios normais das mulheres.

Um dos tratamentos mais efetivos usados atualmente é bloquear a fabricação desses hormônios (alguns exemplos destes medicamentos são o Anastrozol, o Letrozol e o Exemestano).

Palbociclib
Palbociclib é uma nova opção de tratamento para mulheres com câncer de mama.

Os pesquisadores descobriram que nesse tipo de câncer existe uma alteração importante da regulação da multiplicação celular, o que faz as células do câncer crescerem e se multiplicarem mais rapidamente.

Em laboratório, cientistas identificaram que para que a proliferação das células do câncer ocorresse era necessária a regulação da multiplicação das células pelas CDK (Cyclin Dependente Kinase), que são um tipo de proteína normal do corpo. Sem o funcionamento da CDK do tipo 4/6 a célula do câncer interrompia a multiplicação e acabava morrendo.

Os médicos, em conjunto com cientistas de laboratório, desenvolveram então um medicamento que agia inibindo a ação da CDK4/6, o Palbociclib .

Em um estudo com pacientes, o uso de Palbociclib duplicou o tempo de controle do câncer de mama quando tomado em conjunto com Letrozol.

Em mulheres que apresentaram recidiva de câncer de mama com receptores hormonais, a combinação dessas duas medicações conseguiu controlar a doença por quase dois anos, um resultado considerado excelente em comparação com as medicações anteriormente utilizadas nesses casos.

Vale lembrar que mesmo depois que estes remédios parem de fazer efeito existem muitas outras opções de tratamento capazes de prolongar o controle desta doença por muitos anos. Outra grande vantagem dessa classe de remédios é seu baixo perfil de efeitos colaterais, que não é tão difícil de tolerar quanto o da quimioterapia, e o fato de serem administrados em comprimidos.

Evolução do tratamento para o câncer de mama?

Existem hoje mais dois medicamentos da mesma classe sendo desenvolvidos e provavelmente serão úteis não só em câncer de mama como em outras doenças também.

O tratamento do câncer de mama evoluiu muito nos últimos anos, o índice de cura aumentou incrivelmente com as novas técnicas cirúrgicas, a radioterapia e os novos medicamentos. Com o progresso da medicina, pacientes que antes tinham poucas opções de tratamento hoje conseguem viver muitos anos com qualidade de vida. Mesmo nas mulheres que têm doença metastática e não podem ser curadas, muitas novas opções de tratamento estão disponíveis. O Palbociclib é mais um medicamento que vem somar no tratamento e controle do câncer.

Nós do Portal Momento Saúde, recomendamos que sempre busque orientação médica sobre qualquer tratamento.

Fonte: Por The Manual’s Editorial Staff , traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »