Últimas notícias:

Síndrome do super-herói


A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites, muitas vezes em detrimento de sua própria saúde mental e física.

Características da pessoa com Síndrome do super-herói

Aqui estão algumas características comuns associadas à “Síndrome do Super-Herói”:

  1. Perfeccionismo Excessivo: Sentir a necessidade de tudo de maneira perfeita e não aceitar erros ou limitações.
  2. Dificuldade em Dizer Não: Ter dificuldade em recusar pedidos ou compromissos, mesmo quando já estão sobrecarregados.
  3. Autoexigência Extrema: estabelecer padrões muito altos para si mesmo, muitas vezes além do razoável.
  4. Dificuldade em Delegar: Sentir que precisa fazer tudo sozinho, muitas vezes por falta de confiança na capacidade dos outros.
  5. Negligência com o Bem-Estar Pessoal: Ignorar sinais de estresse, exaustão ou doença para continuar ajudando os outros.
  6. Busca Constante por Validade e Reconhecimento: Buscar constantemente validação e reconhecimento externo para se sentir bem consigo mesmo.
  7. Medo do Fracasso: Ter um medo intenso de falhar e, por isso, evitar assumir desafios que possam resultar em insucesso.
  8. Priorização dos Outros em Detrimento de Si Mesmo: Colocar as necessidades dos outros sempre à frente das próprias.

Essa síndrome pode levar a um esgotamento físico e emocional, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. É importante considerar esses padrões de comportamento e buscar equilíbrio, aprendendo a definir limites e cuidar de si mesmo.

O acompanhamento por profissionais de saúde mental, como psicólogos ou terapeutas, pode ser benéfico para ajudar a lidar com os aspectos emocionais associados a esse padrão de comportamento.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »