Últimas notícias:

O que fazer quando o plano de saúde nega tratamento?

Introdução

Quando uma pessoa depende de um plano de saúde para receber tratamento médico adequado, pode ser extremamente frustrante e preocupante quando o plano nega a cobertura para um determinado procedimento ou tratamento.

No entanto, é importante destacar que existem etapas que podem ser seguidas para contestar essa negação e buscar seus direitos.

O que o paciente não sabe é que, na enorme maioria dos casos em que o plano de saúde negou tratamento, na realidade se tratam de negativas abusivas e indevidas e que podem ser revertidas com a orientação de um advogado especialista em saúde que poderá avaliar o caso, identificar ilegalidades e, se necessários, tomar as providências cabíveis para resguardar os direitos dos pacientes.

Neste artigo, forneceremos um guia passo a passo para lidar com a situação quando o plano de saúde nega um tratamento necessário.

Seu plano de saúde negou o tratamento? Saiba se você pode receber uma compensação!

As principais questões que podem ser resolvidas com a ajuda de um advogado são a negativa de tratamento em casos de emergência, cirurgias, medicamentos, doenças preexistentes, cobertura de materiais, órteses e próteses, e limitação de tempo de internação ou tratamento, além de negação de cobertura de home care e reajustes abusivos. 

Passo 1: Entenda sua apólice de seguro:

O primeiro passo é revisar cuidadosamente sua apólice de seguro de saúde. Familiarize-se com os termos, coberturas, exclusões e limitações do plano. Verifique se o tratamento em questão está incluído na cobertura oferecida pelo seu plano de saúde. Isso ajudará você a avaliar se a negação é justificada ou se há uma base para contestar a decisão.

Passo 2: Obtenha informações detalhadas sobre a negação

Entre em contato com a seguradora e solicite uma explicação detalhada sobre a negação do tratamento. Peça informações por escrito, incluindo os motivos específicos para a recusa. Isso ajudará você a entender melhor a posição da seguradora e a preparar sua defesa.

Passo 3: Reúna evidências e documentação

Compile todas as informações e documentação relevantes relacionadas ao tratamento negado. Isso pode incluir relatórios médicos, registros de consultas, resultados de exames, pareceres de especialistas e qualquer outra documentação que comprove a necessidade do tratamento. Quanto mais evidências você tiver para respaldar sua solicitação, mais forte será o seu caso.

Passo 4: Consulte um Médico qualificado

Procure a opinião de um Médico especialista qualificado e respeitado na área relacionada ao seu tratamento. Obtenha um parecer médico que confirme a necessidade e a importância do tratamento negado. Esse parecer pode ser fundamental para fortalecer sua argumentação e justificar a importância do tratamento em questão.

Para a elaboração de um laudo médico completo e eficiente, é importante que o profissional se atente a alguns passos importantes na elaboração. São eles:

     

      • Nome do paciente

      • Local onde o exame foi feito

      • Dados do médico solicitante

      • Data do exame

      • Diagnóstico do paciente, com o código internacional da doença (CID-10)

      • Resultados de exames complementares

      • Evolução clínica do quadro

      • Conduta terapêutica: medicações e tratamento utilizados

      • Consequências à saúde do paciente

      • Tempo estimado de repouso para a recuperação do paciente.

    Importante ressaltarmos que grande parte das informações citadas acima são mais comuns em laudos médicos clínicos. Já para os laudos ocupacionais não haverá a necessidade da presença de determinadas informações.

    Passo 5: Apresente uma apelação formal

    Siga as diretrizes e os procedimentos estabelecidos pela seguradora para apelar da negação do tratamento. Geralmente, isso envolve enviar uma carta de apelação formal, incluindo todas as informações relevantes e documentação de suporte. Certifique-se de incluir uma explicação detalhada sobre por que o tratamento é necessário e como ele se enquadra nas coberturas do seu plano de saúde.

    Busque ajuda com advogado especializado em direito da saúde para obter orientações legais e assistência na defesa de seus direitos. Ou na OAB mais próxima, você receberá toda orientação. necessária.

    Passo 6: Como entrar com ação judicial para conseguir medicamento?

    A solicitação desse medicamento deve ser realizada em um órgão legitimado, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, as Faculdades de Direito conveniadas com a OAB e/ou com órgãos do Poder Judiciário (Justiça Estadual/Federal) ou o Sistema dos Juizados Especiais.

    Para isso vão te pedir 03 cotações e o Portal Preço Medicamentos é o primeiro buscador de preços especializado em medicamentos especiais (alto custo), e de forma simples e gratuita, ele pesquisa, compara e conecta você ao fornecedor, eles irão de ajudar com as 3 cotações.

    Conclusão

    Quando um plano de saúde nega um tratamento necessário, é fundamental não desistir e buscar seus direitos. Seguindo o guia passo a passo mencionado acima, você pode aumentar suas chances de obter a cobertura adequada para o tratamento negado.

    De acordo com a Constituição Federal Art. 196, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas públicas sociais e econômicas. 

    Lembre-se de que cada situação é única, e é importante adaptar essas etapas à sua circunstância específica. Busque apoio médico e jurídico, se necessário, e esteja preparado para persistir na busca por uma solução justa e adequada para suas necessidades de saúde.

    Nós do Portal Momento Saúde estamos a disposição para ajuda-lo!

    Fonte: Tatiane Puga Lima – Portal Momento Saúde

    Pesquisar

    Advogados

    Podcast

    Categorias

    Newsletter

    Síndrome do super-herói

    A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

    Saiba mais »