Últimas notícias:

POR QUE DIABÉTICOS ESTÃO ENTRE GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS AO CORONAVÍRUS? SAIBA QUAIS SÃO OS RISCOS

Diabéticos estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus por dois motivos principais: excesso de glicose no sangue e tendência a inflamação – essas duas condições impedem que o sistema imunológico responda adequadamente a infecções por vírus e bactérias.

Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam quem tem diabetes entre os mais suscetíveis à Covid-19. De acordo com médicos ouvidos, os principais fatores que explicam a vulnerabilidade são:

  • excesso de açúcar no sangue dificulta o combate a doenças
  • processo de inflamação é mais acentuado nos diabéticos
  • Por causa do sistema imunológico comprometido de quem tem diabetes, alguns sintomas da infecção por coronavírus demoram a aparecer

Veja os cuidados específicos que diabéticos devem tomar:

  • Controlar a glicemia (índice de açúcar no sangue)
  • Dieta balanceada e atividade física constante
  • Tomar vacinas para outras infecções virais e bacterianas

ENTENDA OS RISCOS PARA DIABÉTICOS

“O excesso de açúcar causa um atordoamento do sistema imunológico. Ele altera a atividade cardiovascular e faz com que o organismo não combata ameaças”, explica ao G1 o alergista Marcelo Bossois, membro do projeto Brasil sem Alergia.

O endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), explica que diabéticos têm mais tendência a desenvolver inflamações.

“Mesmo a hiperglicemia esporádica, como o pico registrado depois da refeição, diminui a ação dos linfócitos, as células de defesa. Diabéticos têm o processo inflamatório mais exacerbado e ativo, principalmente pacientes com obesidade, o que também sobrecarrega a resposta imunológica”, diz o endocrinologista.

Por conta do sistema imunológico comprometido, diabéticos não conseguem dar os sinais de alarmes claros da doença, segundo a infectologista Rosana Richtmann, também da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“Esses vírus não vão dar febre com intensidade nos diabéticos. A doença vai penetrar de forma mais grave e silenciosa”, afirma a médica.

De acordo com o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, de todos os sintomas que diabéticos com Covid-19 têm, o mais intenso é a falta de ar.

“Os infectados vão perceber a necessidade de fazer inspirações mais longas e também que estão mais ofegantes. Eles podem evoluir rapidamente para um quadro de Síndrome da Angústia Respiratória Aguda [Sara], que é a insuficiência respiratória mais grave.”

MAIS RECOMENDAÇÕES PARA DIABÉTICOS

O controle da glicemia é a medida mais eficaz para proteger diabéticos de infecções. Outras orientações são a dieta balanceada e a atividade física constante

Preço Medicamentos - Encontre medicamentos para diabetes
Preço Medicamentos – Encontre medicamentos para diabetes

Médicos também recomendam que o paciente se prevenia de outras infecções para não debilitar o organismo.

“Toda vez que o paciente tem uma infecção aguda, na fase da convalescença, com toda a atenção da imunoglobulina combatendo um agente agressor, o paciente fica mais suscetível a ter uma dupla infecção”, explica a a infectologista Rosana Richtmann.

Os especialistas também citam cuidados básicos para evitar o contágio do coronavírus: lavar as mãos, evitar tocar o rosto sem higienizar as mãos e evitar aglomerações.

Fonte: https://www.tiabeth.com/ traduzido por Momento Saúde

 

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »