Últimas notícias:

O que é um transtorno de ansiedade?

Ansiedade é sentir-se preocupado ou nervoso. A ansiedade costuma ser algo normal. Por exemplo, muitas pessoas sentem ansiedade quando estão tendo dificuldades financeiras, problemas no trabalho, resultado exames de saúde, diagnóstico de uma doença, com o isolamento que a pandemia tem causado tem levado  há dificuldades familiares.

Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

Ansiedade e Medo

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

Assim, medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura.

O medo é com mais frequência associado a períodos de excitabilidade aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga.

Os ataques de pânico se destacam dentro dos transtornos de ansiedade como um tipo particular de resposta ao medo.

Contudo, já a ansiedade é mais frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou fuga.

No entanto, é possível que a pessoa esteja apresentando um transtorno de ansiedade caso:

Ela esteja quase sempre se sentindo ansiosa, mesmo quando não esteja tendo problemas ou os problemas não sejam tão sérios assim.

A ansiedade é tão intensa que interfere com a vida.

Sentir um pouco de ansiedade pode ajudar a pessoa a se concentrar; porém, sentir-se sempre ansioso torna difícil fazer as coisas bem..

Além de sentir-se ansiosa, a pessoa pode ter falta de ar, tontura, sudorese e frequência cardíaca acelerada.

Alguns problemas médicos podem causar ansiedade (por exemplo, doença cardíaca, doenças pulmonares ou uma glândula tireoide hiperativa).

Muitos medicamentos podem causar ou piorar a ansiedade (por exemplo, anfetaminas, cafeína, cocaína e corticosteróides).

As pessoas com ansiedade estão mais propensas a ter depressão.

O médico trata o transtorno de ansiedade com medicação e terapia.

O que causa um transtorno de ansiedade?

O médico não sabe exatamente o que causa a ansiedade, mas apresentar um dos seguintes fatores aumenta a propensão de tê-la:

Histórico familiar de ansiedade (ela é um mal de família)

Evento de vida estressante, como um desastre natural ou término de um relacionamento

Determinados problemas de saúde, como asma

O uso de determinadas substâncias, como álcool

Quais são os sintomas de transtorno de ansiedade?

Os sintomas incluem:

Preocupação, medo ou pânico

Dificuldade em respirar, tontura e frequência cardíaca acelerada

Como o médico sabe que a pessoa tem um transtorno de ansiedade?

O médico examina a pessoa e faz perguntas sobre seus sintomas. O médico leva em consideração outros transtornos e doenças que causam sinais e sintomas semelhantes aos da ansiedade. Caso ele não encontre outra causa, o médico diagnostica a pessoa com um transtorno de ansiedade, caso a ansiedade:

Seja angustiante

Afete a capacidade da pessoa de realizar as tarefas e atividades diárias

Tenha durado muito tempo ou fique aparecendo e desaparecendo

Como controlar a ansiedade?

Aprendemos a controlar a ansiedade quando descobrimos seus gatilhos. Desse modo, uma das melhores ferramentas atuais para lidar com os momentos ansiosos é a psicoterapia. Falaremos mais sobre os benefícios da terapia nos parágrafos finais.

É possível identificar gatilhos por conta própria ou com o terapeuta. Às vezes, podem os caminhos são óbvios, como o consumo excessivo de cafeína, álcool ou cigarro. Outras vezes, eles podem ser menos óbvios.

Eventualmente, problemas de longo prazo, como dificuldades financeiras ou relacionadas ao trabalho, podem levar algum tempo até descobrirmos. Assim, podemos ser impactados por uma data de vencimento, uma pessoa ou a situação e não percebermos. Isso pode exigir algum apoio extra, através da terapia ou com amigos e mentores.

Quando você descobrir seu gatilho, tente limitar sua exposição, se puder. Entretanto, se você não consegue ou não pode reduzir o contato, por exemplo, um ambiente de trabalho estressante que não pode ser alterado no momento, o uso de outras técnicas de enfrentamento pode ajudar.

De que maneira o médico trata os transtornos de ansiedade?

Caso a ansiedade esteja sendo causada ou agravada por um problema médico ou uso de substâncias, o médico trata esse problema.

O médico trata os transtornos de ansiedade por meio de:

  • Terapia
  • Medicamentos, como inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs)

Fonte: Por The Manual’s Editorial Staff traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »