Back

Testemunho de Givaldo com Púrpura Trombocitopênica Idiopática

Testemunho de Givaldo com Púrpura Trombocitopênica Idiopática

Givaldo da Costa, 48 anos, foi diagnosticado, em 2013, com uma doença autoimune chamada Púrpura Trombocitopênica Idiopática – PTI (CID D69.3).

Sua Jornada

Ele foi diagnosticado com Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), e fez uso de várias medicações entre elas o Predinisona. Com efeitos colaterais, que levou a uma doença degenerativa de quadris. Fez um cirurgia de colocação de prótese.

E desde então vêm fazendo uso do Revolade 50 mg ao dia. Sem esse medicamento ele sangra constantemente. Precisando ser socorrido . E assim correndo risco de morte.

A defensoria de Pernambuco, entrou com processo para que seja a medicação de uso contínuo seja fornecida pelo Estado.

Segundo laudo médico, subscrito pelo médico hematologista Dr. Elton Menezes, em 16 de abril de 2020, o Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) deixa o paciente em risco de hemorragia devido à queda dos níveis de plaquetas.

Desde setembro de 2016, Givaldo da Costa tem sido tratado com o medicamento ELTROMBOPAG (REVOLADE®️), tendo obtido melhora do nível de plaquetas e conseguido ter uma vida normal.

Demanda Judicial

É de conhecimento geral que por força da Constituição Federal, todo cidadão tem direito à saúde e que o Estado possui o dever de prestá-la. Entretanto, o Sistema Único de Saúde, apesar de universal, em algumas situações, deixa de seguir esse princípio.

E para ele obter o medicamento ELTROMBOPAG (REVOLADE®️), foi necessário ajuizar ação judicial, dando origem ao Processo nº 0003913-37.2016.8.17.2990, que tramita na 1ª Vara da Fazendo Pública da Comarca de Olinda.

O pedido de concessão do medicamento ELTROMBOPAG (REVOLADE®️) foi julgado procedente em sentença proferida em abril de 2020, porque ficou comprovada a eficácia do medicamento no tratamento da Púrpura Trombocitopênica Idiopática.

Atualmente, há um processo de cumprimento provisório de sentença em trâmite também na 1ª Vara da Fazendo Pública da Comarca de Olinda, é o Processo nº 0011013-04.2020.8.17.2990

Contudo, desde o início da pandemia, o Estado de Pernambuco tem insistentemente descumprido a decisão judicial que determinou a concessão do medicamento ELTROMBOPAG (REVOLADE®️).

Em razão dos descumprimentos do Estado, e da falta de medicamento, Givaldo da Costa teve uma piora na sua situação de saúde, com baixa do nível de plaquetas, afetando sua saúde, e quase o levando à morte.

A Decisão

O medicamento é imprescindível para a continuidade da vida de Givaldo da Costa, porque sem esse tratamento ele estará constantemente com risco de hemorragia e, por consequência, risco de morte.

Por conta dessa situação excepcional de pandemia, e diante dos atrasos na concessão do medicamento ELTROMBOPAG (REVOLADE®️).

Contamos com a sua generosidade,  para conseguimos arrecadar o valor necessário para compra do medicamento que seja suficiente para o uso de 30 (trinta) dias, através de doação.

O custo mensal fica em torno de R$ 9.000,00, contando  com o valor do frete do medicamento.

Revolade 50mg, caixa com 14 comprimidos revestidos

A meta estabelecida nessa vaquinha cobre o tratamento mensal.

Nós do Portal Momento Saúde nos solidarizamos com os familiares do Givaldo e pedimos sua ajuda!!

Segue o link da Vaquinha online clique neste link para contribuir

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pela-vida-de-givaldo-costa-claudia-cilene-santos-de-andrade