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Comunicado da Roche sobre Actemra® (tocilizumabe) e o covid

Comunicado da Roche sobre Actemra® (tocilizumabe) e o covid

Como declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos vivendo um momento crítico e sem precedentes com o avanço exponencial da pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo.

Neste cenário, a utilização do medicamento Actemra® (tocilizumabe) tem se elevado significativamente. Esse aumento deve-se à sua utilização off label (não consta em bula) para o tratamento de pacientes com complicações respiratórias graves decorrentes da infecção por COVID-19 – indicação em investigação conforme estudos clínicos em desenvolvimento.

Vale ressaltar que a empresa não realiza, nem apoia nenhuma ação de promoção do uso de Actemra® (tocilizumabe) para indicações não aprovadas em texto de bula, incluindo o tratamento de COVID-19, ainda não aprovado por nenhuma autoridade sanitária no mundo. Ainda, cabe considerar que a prescrição e decisão quanto ao uso de Actemra® (tocilizumabe) para indicações não aprovadas em texto de bula não é de responsabilidade da Roche.

Em linha à sua atuação ética e transparente, em 23/12/20, a Roche comunicou, proativamente, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sobre esse aumento de demanda e a consequente possível falta das apresentações de 80 mg IV e 200 mg IV do produto no mercado brasileiro. Visando a redução de impactos, a Roche está trabalhando com alta prioridade e urgência junto à sua equipe global para mitigar a interrupção do fornecimento de Actemra® (tocilizumabe) ao Brasil.

Contudo, atualmente notam-se sinais crescentes de falta do produto. Por isso, a empresa está acompanhando os pedidos recebidos de forma cautelosa e adotando alternativas para uma distribuição mais assertiva do medicamento entre os estabelecimentos de saúde.

Devido ao cenário estabelecido, até a normalização do estoque local, pedidos de compra de tocilizumabe poderão não ser atendidos em sua totalidade. A Roche ressalta a importância do uso racional de tocilizumabe, apenas em casos de real necessidade, sempre com avaliação e prescrição médicas, não sendo recomendado o estoque do produto nos domicílios ou em instituições de saúde.

Seguimos comprometidos em suportar nossos clientes e a população brasileira neste momento sensível e permanecemos à disposição para outras informações que se façam necessárias por meio do Serviço de Informações Roche – 0800 772 0289.

“Este material destina-se apenas para todos gestores em saúde” Mar/2021

Crédito: Laboratório Roche