Últimas notícias:

Linfadenopatia ou Inchaço dos linfonodos

Os linfonodos são órgãos minúsculos, com formato de feijão, responsáveis pela filtragem da linfa. Eles estão localizados por todo o corpo, mas encontram-se concentrados principalmente logo abaixo da pele do pescoço, nas regiões das axilas e na virilha. Os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que é um dos mecanismos de defesa do corpo contra a propagação de infecção e de câncer.

A linfa é um líquido claro que é constituído por água, glóbulos brancos do sangue, proteínas e gorduras que foram filtrados dos vasos sanguíneos para os espaços entre as células. Uma parte desse líquido é reabsorvida pelos vasos sanguíneos, enquanto o restante passa para os vasos linfáticos. A linfa passa, então, pelos linfonodos, que são pontos específicos de coleta onde as células danificadas, cancerosas e organismos infecciosos são filtrados, removidos e destruídos. Caso haja muitos organismos infecciosos ou células cancerosas, os linfonodos se incham. Às vezes, tais organismos causam infecção no interior do próprio linfonodo.

Linfadenopatia

O termo linfadenopatia é usado por médicos para descrever linfonodos inchados.

Linfadenite é o termo usado quando os linfonodos inchados causam dor ou apresentam sinais de inflamação (por exemplo, rubor ou sensibilidade).

Já em pessoas saudáveis, alguns linfonodos pequenos geralmente podem ser sentidos sob a pele. Linfonodos maiores e palpáveis mais facilmente podem ser indício de alguma doença. Algumas pessoas usam os termos “íngua” ou “glândulas inchadas” para fazerem referência a linfonodos inchados, em especial quando os linfonodos inchados estão no pescoço. No entanto, linfonodos não são glândulas.

Os linfonodos podem estar inchados em apenas uma região do corpo ou em duas ou mais regiões. Dependendo da causa, outros sintomas também podem estar presentes, como dor de garganta, coriza ou febre. Muitas vezes, os linfonodos inchados são identificados durante a realização de um exame motivado por outros sintomas.

Causas

Como os linfonodos são parte integrante da resposta imunitária do corpo, muitas infecções, doenças inflamatórias e cânceres são causas potenciais. Apenas as causas mais comuns serão apresentadas aqui.

As causas mais comuns de inchaço dos linfonodos são:

 

  • Infecções do trato respiratório superior (ITRS)
  • Infecções em tecidos próximos ao linfonodo inflamado

Às vezes, os médicos não conseguem identificar a causa do inchaço (o que é conhecido como linfadenopatia idiopática), porém este desaparece espontaneamente, sem causar nenhum dano à pessoa.

As causas mais perigosas de inchaço dos linfonodos são:

 

  • Câncer
  • Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)
  • Tuberculose

No entanto, menos de 1% das pessoas com linfonodos inchados têm câncer.

Avaliação

Nem todas as pessoas com linfonodos inchados necessitam de avaliação médica imediata. As informações a seguir podem ajudar as pessoas a decidir quando a avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação.

Sinais de alerta

Em pessoas com linfonodos inchados, alguns sintomas e características devem ser investigados. Eles incluem:

  • Um linfonodo com diâmetro de 2,5 cm ou maior
  • Um linfonodo com secreção purulenta
  • Um linfonodo endurecido
  • Fatores de risco para infecção por HIV (como ter sido picado por uma agulha usada por outra pessoa, ou ter participado de comportamentos sexuais de alto risco) ou tuberculose (viver ou trabalhar com pessoas com tuberculose ou ter mudado recentemente de uma área com prevalência de tuberculose)
  • Febre ou perda de peso inexplicável

Quando consultar um médico

Quando o linfonodo estiver dolorido ou expelindo pus ou outra substância, deve-se consultar um médico imediatamente. Alguém deve telefonar para o médico da pessoa. O médico decidirá sobre a urgência da consulta com base na presença de sinais de alerta e de outros sintomas. Para pessoas sem sinais de alerta e se sentindo bem no demais, uma espera de aproximadamente uma semana não é prejudicial.

O que o médico faz

Primeiro, os médicos fazem perguntas sobre os sintomas e o histórico clínico da pessoa. Em seguida, os médicos fazem um exame físico. O que eles encontram durante a avaliação do histórico e o exame físico geralmente sugere uma causa para o inchaço dos linfonodos e os exames que possivelmente precisarão ser realizados .

Inchaço dos linfonodos
Inchaço dos linfonodos
  • Onde estão localizados os linfonodos inchados
  • Há quanto tempo eles estão inchados
  • Em caso de sentir  dor
  • Se a pessoa sofreu alguma lesão (em especial arranhões de gatos e mordidas de ratos) recentemente
  • Quando a pessoa tem uma infecção ou sintomas de uma infecção (por exemplo, coriza, tosse, febre, dor de garganta, perda de peso inexplicada ou dor de dente ou na gengiva)

Em seguida, os médicos fazem um exame físico. Os médicos também verificam a presença de febre e examinam as regiões em que os linfonodos estão perceptíveis. Os médicos também procuram por sinais de infecção ou linfonodos em outras partes do corpo.

Na maioria das pessoas com linfonodos inchados em todo o corpo geralmente sofrem de uma doença que afeta o corpo inteiro. No entanto, pessoas com linfonodos inchados em apenas uma região podem ter uma doença que afeta somente tal região (como uma infecção) ou uma doença mais disseminada.

Em alguns casos, o histórico e os achados do exame físico sugerem a causa da doença, como quando uma pessoa tem uma infecção do trato respiratório superior ou uma infecção dentária. Em outros casos, os resultados não indicam nenhuma causa. As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave.

Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer. Sensibilidade, rubor e calor em um único linfonodo aumentado pode indicar uma infecção ganglionar.

Exames

Se os médicos suspeitarem de uma doença específica (como mononucleose em jovens com sintomas de febre, dor de garganta e esplenomegalia), os exames iniciais serão direcionados para investigar esse quadro clínico.

No histórico e o exame físico não mostrarem uma causa provável, mais testes serão feitos conforme os linfonodos envolvidos e outros sintomas presentes.

As pessoas com sinais de alerta e com inchaços generalizados dos linfonodos devem fazer um hemograma completo e uma radiografia torácica.

Os médicos também podem realizar testes de tuberculose, infecção por HIV e mononucleose. Exames de sangue são necessários para detectar toxoplasmose e sífilis. Em pessoas com dor ou rigidez nas articulações ou com eritema, são feitos exames de sangue para verificar a presença de lúpus eritematoso sistêmico (lúpus).

Se houver suspeita de câncer ou linfoma, é feita a biópsia do linfonodo. A biópsia também pode ser necessária quando o inchaço generalizado dos linfonodos não puder ser curado entre três e quatro semanas.

Tratamento

O tratamento é direcionado à causa. Os linfonodos inchados não são tratados até que se suspeite de uma infecção bacteriana do linfonodo, caso em que se faz uma tentativa de administrar antibióticos para verificar se o inchaço desaparece.

Fonte: Por James D. Douketis, MD, McMaster University traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »