Últimas notícias:

10 principais erros médicos nas redes sociais

Trabalhar a imagem nas mídias sociais é indispensável para o médico que deseja se destacar da concorrência e atrair mais pacientes. Até dá para se aventurar sozinho, você pode recorrer a cursos online e existe bastante material gratuito na Internet, basta um pouquinho de paciência, tempo e disposição! Só existe um detalhe importante nisso tudo: É preciso prestar atenção para não cometer os 10 principais erros médicos nas redes sociais. Será que você comete algum deles?

Doutor para te ajudar, nós listamos cada um deles e explicamos o jeito certo de promover sua imagem das redes sociais, dentro das Leis de LGP ( lei de  Lei Geral de Proteção de Dados) e respeitando as legislações de publicidade médica.

1 – Violar a privacidade dos seus pacientes

Esse é um dos principais erros médicos nas redes sociais: Publicar fotos dos seus pacientes fazendo antes e depois. Existem casos de publicações de pacientes desacordados, na mesa de cirurgia… O CFM (Conselho Federal de Medicina) condena totalmente esta prática, além de ser antiético e desrespeitoso com o paciente.

Mas não posso publicar foto dos meus pacientes?

De acordo com o artigo 3º da Resolução 1974/2011, é vedado ao médico expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa dele.

erro-mkt-medico

 

2 –Estilo de vida “Lifestyle Medicine”

O termo Medicina de Estilo de Vida, do inglês “Lifestyle Medicine”, faz referência a uma prática clínica multiprofissional, que visa a promoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Uma questão que ainda causa muita dúvida entre os médicos é: Devo usar o meu perfil pessoal para as postagens ou faço um perfil profissional separado?

Vamos lá, não há nada de errado em usar o seu perfil pessoal para as postagens, desde que tenha consciência do conteúdo que está postando ali. O público gosta de ver quem você é de verdade, isso é um ponto positivo. Mas o ponto em que muitos médicos escorregam é postar conteúdo pessoal demonstrando embriaguez, por exemplo. E ainda complementar com um stories dizendo que está de ressaca no dia seguinte. Aquela sunga branca na praia e cervejinha também não combinam com um perfil profissional e podem ser mal interpretados pelos seus seguidores.

Outra questão são os comentários nas postagens de seus amigos próximos. É normal que amigos brinquem e tenham uma postura mais descontraída nas redes sociais, claro. Mas alguns comentários podem ser mal interpretados pelos seus seguidores, como palavrões e expressões de conotação sexual.

Portanto, fique atento caso opte por utilizar o mesmo perfil para uso pessoal e profissional, pense sempre duas vezes antes de fazer qualquer postagem. Use o“Lifestyle Medicine”, ao seu favor.

 

3 – Postar pouco

O seu dia a dia é muito corrido e apesar disso, você se comprometeu a se dedicar às suas mídias sociais nos intervalos entre uma consulta e outra. Mas na prática, o telefone tocou, a secretária veio te solicitar, a consulta acabou atrasando, você teve que pegar seu filho na escola… Por fim, quando parou e pegou o celular, você não sabia o que postar! E assim você vai procrastinando e acaba não movimentando suas redes sociais como deveria.

Conhece a expressão “Tá deixando dinheiro na mesa”? É isso que acontece quando você deixa de explorar esse canal de comunicação. As redes sociais são uma ferramenta poderosíssima para você se relacionar com os seus pacientes. Além da fidelização, você ainda pode atrair novos que ainda não te conhecem e mostrar os seus diferenciais em relação à concorrência.

Por isso é importante a Gestão de uma agência de Marketing digital que seja especialista em Marketing Médico.

 

4 – Postar demais

Enquanto médicos muito ocupados não tem tempo para postar e acabam postando de menos, em contrapartida tem gente que posta demais.

E qual o problema em postar demais?

Cada postagem sua deve ser interessante e promover interesse do seu público. A não ser que você tenha muito conteúdo relevante e assuntos diversificados para falar, postagens repetitivas podem entediar sua audiência, o que te faz perder seguidores. Além disso, os algoritmos do Instagram avaliam o desempenho de cada uma das suas postagens na hora de ranquear o seu perfil e as publicações não tiverem bom desempenho, a relevância do seu perfil pode ser prejudicada a longo prazo.

5 – Ser muito técnico

Tá certo que você estudou muitos anos e os termos médicos estão no seu sangue. Você já escreveu diversos artigos e pra você é super normal utilizá-los diariamente em laudos, teses, com outros médicos e até mesmo com seus alunos, se você for professor.

Só tem um detalhe: A maioria dos seus seguidores não é da área médica, portanto, a linguagem utilizada para se comunicar com eles deve ser mais clara e até mesmo didática. Coisas que são óbvias pra você podem não fazer o menor sentido para o seu público.

O grande diferencial de um bom comunicador é saber falar com o máximo de pessoas possível, portanto, se você quer falar com pacientes, precisa trabalhar seu conteúdo e se questionar se um leigo vai entender sobre o que você está falando.

A não ser que o seu perfil seja direcionado exclusivamente para outros médicos, o ideal é traduzir o “mediques” para uma comunicação mais fácil e leve de ser assimilada. Muitos médicos contratam agências  especializadas em marketing médico para dar conta dessa tarefa, até mesmo para escrever artigos médicos.

 

6 – Não impulsionar

Tio Zuckerberg, o bilionário dono do Facebook e Instagram, aprendeu como fazer seu negócio dar dinheiro: posts impulsionados. Desde então, o alcance orgânico (sem anúncio) das postagens tem caído vertiginosamente e as redes sociais ganham também a funcionalidade de plataformas de mídia, ou seja, você anuncia para ser visto.

Portanto, um dos grandes erros médicos nas redes sociais é investir tempo produzindo conteúdo e não ter o retorno esperado, pois quase ninguém vê as suas publicações. Triste, né? Não se você souber anunciar da forma correta, para o público certo, o que acabará potencializando suas publicações e atingindo muito mais pessoas do que as que te seguem no perfil. Olhando desse jeito parece bom, né?

O Instagram e Facebook dispõem de um Gerenciador de Anúncios com inúmeras funcionalidades. É possível você mesmo explorar a ferramenta e fazer seus anúncios.  Mas se quiser aprofundar suas possibilidades, o ideal é contratar profissionais especializados.

 

7 – Se importar com o que os outros pensam

Na área médica ainda existe muito preconceito quando se fala em marketing. Muitos médicos se preocupam sobre o que seus colegas de profissão vão pensar quando virem que está investindo em marketing.

Marketing nada mais é do que uma estratégia de negócios com o objetivo de aumentar o faturamento das empresas. Um hospital, clinica e até mesmo um consultório particular são negócios que precisam ser divulgados e não há problema nenhum nisso.

O marketing médico pode e deve ser feito, sempre com responsabilidade, de forma ética e correta, de preferência por uma equipe experiente e especialista na área.

redes-sociais-medicos

8 – Achar que não está dando retorno

Vamos lá, o médico leva pelo menos 6 anos para se formar, mais os anos de residência médica, até de fato começar a exercer a profissão. Quanto investimento de tempo e recursos foi feito durante este período, você consegue calcular?

Comparativamente, uma estratégia de marketing leva muito menos tempo (e dinheiro) para surtir efeito, mas também precisa de um período de maturação e construção de imagem.

Falando em números, é possível observar que médicos que investem pelo menos 2 anos em marketing de forma consistente, com conteúdo e estratégia assertivos, faturam mais do que a média dos médicos que não utilizam estratégias.

Isso não quer dizer que vai demorar dois anos para você ver resultados, muito pelo contrário. Existem cases de médicos que já sentiram os efeitos no primeiro mês de trabalho. Diversos fatores podem influenciar nesta conta, desde a sua especialidade até o seu tempo de mercado, local onde atende, público-alvo, dentre outros aspectos.

O importante a se ter em mente é que esta é uma estratégia de construção de carreira, portanto, se deseja construir uma imagem sólida, deve investir em marketing que os resultados aparecerão no curto, médio e longo prazo.

 

9 – Achar que no fundo não precisa de mídias sociais

Muitos bons médicos, que já tem uma carteira de pacientes consolidada, acham que não precisam de mídias sociais para se divulgar e acabam sub aproveitando esta possibilidade.

O que eles precisam ter em mente é que as redes sociais são uma ferramenta para que  possam não só se relacionar com esses pacientes, como também abrir um novo canal de aquisição de novos pacientes.

Vale lembrar que quanto maior a credibilidade do médico com seus pacientes, melhor será a repercussão de suas redes sociais, gerando um impacto positivo exponencial que só vai beneficiá-lo a longo prazo.

10 – Não responder aos comentários e mensagens

Uma rede social tem como objetivo básico a comunicação interpessoal, certo? Desta forma, quando um usuário faz um comentário ou deixa uma mensagem em sua página, ele está querendo se comunicar com você e espera uma resposta. Sabe aquela sensação de “vácuo” que fica quando você cumprimenta alguém e a pessoa vira a cara? O sentimento é por aí e o usuário acaba tendo uma impressão negativa de você.

O ser humano gosta de ser valorizado, concorda? Portanto, quando você presta atenção nele respondendo ao seu comentário, você ganhará sua simpatia e admiração. Independente do teor da mensagem, ela deve ser respondida sempre com educação e empatia.

ATENÇÃO: Não é permitido dar consulta online, portanto, mensagens com dúvidas sobre saúde podem e devem ser revertidas para um agendamento de consulta. Ou até mesmo uma consulta de telemedicina .

E o que fazer se o comentário for uma crítica? A resposta é a oportunidade que você tem para reverter a situação e até mesmo melhorar algum aspecto do seu atendimento. Aproveite!

Chegou até aqui e está em dúvida se está fazendo a coisa certa? Você precisa melhorar sua estratégia de Marketing Digital?

A Believe You está a disposição para ajuda-lo❓Entre em contato conosco 👩🏻‍💻
👉Clique agora no link e saiba mais
http://bit.ly/BYouMKT

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »