Back

Nutrição e o Covid-19

Nutrição e o Covid-19

Qual é o trabalho de um nutricionista?

O nutricionista pode atuar na preparação de dietas e cardápios, fiscalizar a produção de alimentos em indústrias, o consumo em restaurantes e verificar o preparo de programas alimentares públicos, entre outras funções.

No atendimento individual, pode prescrever dietas e programas personalizados, acompanhar seus resultados e promover, se necessário, mudanças ao longo do processo. Também avalia hábitos alimentares e aponta alternativas conforme a necessidade de cada indivíduo.

 

Cuidados com a alimentação

Na medicina preventiva, o nutricionista pode estimular uma mudança de percepção quanto ao ato de se alimentar, para que as pessoas façam escolhas mais saudáveis, decorrentes de uma mudança estrutural na concepção do que é uma boa alimentação.

Com uma orientação profissional, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais e carnes magras, o indivíduo garante o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.

A alimentação exerce influência decisiva sobre a saúde das pessoas, em particular sobre o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

 

Nutrição e Covid-19

A pandemia do novo coronavírus demanda cuidados redobrados com a alimentação. Estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e de líquidos, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção e na recuperação da saúde.

Pesquisa do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), realizada em janeiro deste ano, mostra que houve aumento no consumo de alimentos saudáveis, como hortaliças, frutas e feijão, de 40,2% para 44,6%, durante a pandemia.

Também houve alta no consumo de alimentos ultraprocessados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e entre pessoas de escolaridade mais baixa.

Para os pacientes o atendimento nutricional online também pode ajuda-lo a estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e líquidos, fortalece o sistema imunológico e ajuda na manutenção e na recuperação da saúde.

Se você é nutricionista e quer fazer atendimento online, o Hospital Consulta Online (HCO) é um portal especializado em telemedicina. Possui uma solução global de telemedicina que conecta médicos a pacientes dando agilidade e praticidade ao atendimento e monitoramento.

É só entrar em contato de forma gratuita 08005577002

Fontes:

Ministério da Saúde

Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN)