Back

Telemedicina leva médicos ao home-office

Telemedicina leva médicos ao home-office

Segundo uma pesquisa americana aponta que nada menos do que 38% da força produtiva daquele país é formada por freelancers ou profissionais independentes que, a partir de seu home-office desempenham as mais variadas funções.
Quando o assunto é trabalhar de casa, agora esse sonho se tornou realidade para a área da Saúde o atendimento de telemedicina tornou essa realidade possível.

Vantagens de se trabalhar de casa

Como você sabe, as vantagens de se trabalhar de casa não são poucas: fugir do trânsito caótico, baixar o custo da montagem de um escritório e, claro, melhorar sua qualidade de vida são só algumas delas.
Com o decorrer da pandemia e a telemedicina foi aceita o crescimento do atendimento médico  foi possível de  forma remota, com uma agenda pré-estabelecida de horários, bem como atendimento via videoconferência.
Uma das maiores conquistas deste tipo de atendimento, foi a flexibilidade de horários bem como ganho de horas de trabalho que antes eram perdidas no trânsito caótico das grandes capitais.
Portanto também é possível resolver problemas de urgência médica, liberando resultados de exames que diagnosticar patologias agudas e que necessitam de intervenção imediata do médico assistente sem o inconveniente de perda de tempo com deslocamento do médico radiologista, acelerando a conduta clínica necessária para o melhor tratamento do paciente.foto 2O trabalho remoto  permitiu realizar um sonho antigo de conciliar a carreira de medicina e poder desfrutar de maternar, de cuidar da casa.

Além disso a experiência tem se mostrado enriquecedora. Elaborar laudos mais detalhados, estudar novas patologias, discutir casos com outros especialistas e participar de trabalhos de pesquisa científica foram algumas das inúmeras conquistas adquiridas com o trabalho home office.

O que mudou com a telemedicina?

O avanço na tecnologia permitiram a este tipo de especialista mudar dinâmicas de laudos (a conclusão de um médico ao olhar o seu exame de imagem) e aceleraram as transmissões e downloads das imagens. Assim, um radiologista pode, de casa, manter uma excelente produtividade e acesso à alguns dados pertinentes às condições clínicas e história patológica pregressa dos pacientes.

Este último fator ainda é um impasse tanto para telerradiologia como para o sistema de saúde como um todo.
O radiologista por muitas vezes tem dificuldade em obter uma anamnese detalhada dos pacientes o que dificulta seu pensamento na elaboração de um diagnóstico por imagem.
Consolidar um sistema de prontuário único e digital para os pacientes que permita o acesso à exames anteriores indispensáveis para comparação e análise evolutiva é um grande desafio para medicina nacional e para telerradiologia, mas hoje isso só foi possível com a telemedicina.

Mudança só é possível com muita organização

Tudo se dá inicio a uma agenda e se preparar para trabalhar a partir de seu escritório em casa requer uma atenção a ambientação de como o local foi adequado para o atendimento online.  O horário de trabalho é pré combinado e reservado para que fique dispostos em uma agenda online controlada através do portal de telemedicina.

E você, também tem uma profissão tradicional que está rolando no home-office?

Agora chegou a sua vez: se você tem uma profissão dita “tradicional” mas que já está usufruindo das facilidades do home-office e se você Dr ou Doutora quiser começar atender por telemedicina O Hospital Consulta Online (HCO) é um portal especializado em telemedicina que tem como objetivo ajudar empresas, médicos e pacientes a se conectarem através de nossa tecnologia.