Back

O boom da telemedicina durará mais que a pandemia?

O boom da telemedicina durará mais que a pandemia?

O crescimento da telemedicina este ano foi “realmente notável”, especialmente considerando que a prática de fornecer cuidados via computador ou telefone existe há décadas sem muito crescimento.

Agora com as normas de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) se tornou mais seguro fazer as consultas online.

Estatística

A telemedicina explodiu durante a pandemia COVID-19, com os Estados Unidos a caminho de registrar mais de 1 bilhão de consultas médicas virtuais até o final de 2020, dizem os especialistas.

Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil.

Mas até que ponto a telemedicina será importante para a saúde depois que a pandemia se tornar apenas uma lembrança?

Espera-se que esse tipo de visitas baseadas em tecnologia assuma um lugar permanente no futuro.

No decorrer da pandemia, o crescimento foi simplesmente impressionante as mudanças que esperaríamos ao longo de uma década aconteceram em uma ou duas semanas. Todos tiveram que se adaptar ao novo normal.

De repente, isso se tornou algo que deixou de ser o futuro para ser a realidade de como muitos pacientes que receberam atendimento médico de forma online, uma realidade que parecia tão longe de repente se fez necessário.

Pandemia COVID-19 acelerou o atendimento de telemedicina

A pandemia COVID-19 acelerou o atendimento de telemedicina e tanto pacientes quanto profissionais de saúde tiveram que aprender essa nova modalidade.

Após a primeira experiência com telemedicina faz com que médicos e pacientes queiram continuar com essa forma de atendimento que agiliza, atendimentos, diagnósticos bem como o paciente possa ser atendido do conforto de seu lar principalmente para os pacientes idosos, pacientes com problemas de mobilidade ou aqueles que vivem em lugares distantes.

É algo que vai continuar sendo usando para visitas de acompanhamento, ou para visitas que incluam mais uma consulta verbal do que uma visita centrada no exame físico ou diagnóstico.

A telemedicina tem desvantagens

Mesmo que a telemedicina tenha florescido, suas desvantagens também se tornaram aparentes durante a pandemia, disseram os especialistas.

Por um lado, os médicos não são capazes de colocar as mãos em um paciente e realizar um exame físico tradicional.

Os médicos precisam fazer uma boa observação,  como não tem a capacidade de realizar um exame físico abrangente. E muita atenção com às expressões do pacientes, suas nuances e detalhes que faz toda a diferença para um diagnóstico preciso.

Os habituais erros técnicos de que qualquer pessoa que não está familiarizada com uma reunião online. Ex: ‘Não consigo ouvir você! Você precisa ativar o som!'”

Também houve alguma reação negativa dos pacientes sobre serem cobrados por consultas online onde para os médicos foi excelente já que os plantões ele pode fazer da casa dele e ganhar mais pela plataforma do que pelo convênio.

As vantagens da telemedicina 

Por outro lado, as visitas de telemedicina tornaram os cuidados de saúde mais disponíveis para pessoas que moram longe, ou pais com filhos, ou outras pessoas com problemas de agenda ou limitações físicas, disseram os especialistas.

Portanto é possível contornar a falta de sinais vitais geralmente verificados durante um exame físico, garantindo que o paciente esteja equipado com um termômetro, medidor de pressão arterial, medidor de oxigênio no sangue e outras ferramentas médicas caseiras.

As visitas online podem incluir familiares

Finalmente, as visitas de telemedicina podem ser mais inclusivas, com os pacientes podendo trazer seus entes queridos com eles em sua consulta médica virtual.

Muitas vezes os filhos do paciente podem participar de uma consulta online de forma que antes não seria possível com uma visita pessoal, porque eles estavam espalhados por todo, bem como as agendas apertadas, bem como o trânsito das grandes capitais.

O número de consultas de telemedicina tem aumentado cada vez mais, daqui para frente, pelo menos 7% a 8% de todas as visitas sejam remotas, o que é uma grande mudança para nós desde antes da pandemia.

Portal de telemedicina

Hospital Consulta Online (HCO) é um portal especializado em telemedicina que tem como objetivo ajudar empresas, médicos e pacientes a se conectarem através de nossa tecnologia.

Possui uma solução global de telemedicina que conecta médicos a pacientes dando agilidade e praticidade ao atendimento e monitoramento.  Onde o atendimento remoto e acompanhamento continuado dos pacientes são feitos por diversos médicos e clinicas selecionadas. E você tem a possibilidade de escolher por quem quer ser atendido de forma online e rápida.

Para acessar é só clicar no link!

https://hospitalconsultaonline.com/