Últimas notícias:

Como digitalizar a sua clínica?

Organização e  redução de custos estão entre os benefícios de uma clínica sem papel. Descubra por que investir em digitalização e modernização do seu negócio. 

Lidar diariamente com grande volume de dados, documentos e informações ainda faz parte da rotina de algumas clínicas que precisam dispor de espaços voltados para organizar o acúmulo de toda essa papelada.

Manter uma organização não é tão simples como parece e, muitas vezes, acaba impactando na produtividade da equipe e dificultando a gestão das informações.

Hoje, com os avanços tecnológicos, ter uma clínica sem papel já é realidade. A digitalização dos serviços contemplando documentos, laudos de exames e prontuários possibilita uma gestão de informação mais eficiente, segura e econômica.

Entenda melhor quais são os benefícios da digitalização para clínicas nas demandas administrativas e de atendimentos médicos, e comece a otimizar seu tempo sem esquecer da qualidade nos processos.

Exames digitalizados

Como digitalizar a sua clínica?

Clínicas sem digitalização precisam lidar com muita papelada  tanto para os seus processos administrativos como no atendimento aos pacientes , o que pode gerar inúmeros entraves, como processo mais lento no compartilhamento de informações essenciais de prontuários médicos, exames e histórico de atendimento.

Por isso, é tão perceptível a necessidade de implantar um modelo mais assertivo no controle de informações, diminuindo consideravelmente o risco de extraviar documentos e os gastos com a manutenção desses arquivos, bem como pensar de maneira sustentável.

Para todas essas demandas há soluções digitais. Uma clínica sem papel contribui para a agilidade nos processos burocráticos e repetitivos por meio de soluções voltadas para automatização e otimização de gestão.

Teleatendimento

Além disso, a digitalização também oportuniza novas ferramentas de atendimento como a teleconsulta.Um exemplo é o serviço ofertado pela Portal Telemedicina Hco – Hospital consulta online que você faz consulta remota,  facilitando o acesso aos serviços de saúde.

Expandindo esse leque de atendimentos, há ainda a opção de digitalizar o processo na realização de exames com o telediagnóstico. Fazendo uso dessa plataforma, o médico ganha um aliado para um diagnóstico mais preciso, rápido e com custos mais baixos para as clínicas.

Outro ponto que contribui no atendimento é o acesso descomplicado de todo o histórico do paciente com poucos cliques, sem necessidade de consultar pastas de documentos durante as consultas e ainda correr risco de perder aquela informação importante do paciente por extravio de documentos.

Benefícios de uma clínica sem papel

A digitalização traz mais produtividade e eficiência nos processos e melhora em muito a relação dos profissionais da saúde e pacientes. Entre as vantagens para a rotina de atendimentos e nas demandas administrativas podemos citar:

Redução de custos 

Ao fazer uso de papel para anotar e ter acesso a informações importantes, uma infinidade de materiais são necessários de forma recorrente como pastas, toner de impressora, fichários, além de uma estrutura necessária para guardar estes materiais, como armários, gaveteiro e um bom espaço físico para armazenar tudo isso.

Modernização dos processos 

Hoje o impacto da tecnologia na área da saúde é muito significativo. Há diversas soluções que buscam dar mais qualidade e agilidade aos atendimentos médicos e, por isso, muitas ferramentas são imprescindíveis na execução de processos. Fazer uso de softwares e documentos digitais traz competitividade para as clínicas e mais segurança em sua atuação.

Aumenta a produtividade da equipe

Disponibilizar a informação em um lugar só e com acesso fácil aos colaboradores otimiza e dá assertividade em todo o processo interno da clínica e nos atendimentos aos pacientes  como nos casos de acesso ao prontuário, por exemplo. Além do fácil acesso aos dados clínicos, outro benefício da digitalização é na realização de exames por telediagnóstico que possibilita o médico laudar mais exames com toda a segurança e qualidade em menor tempo.

Maior segurança de dados

Digitalizar processos, seja de atendimento ou administrativo, não apenas facilita a organização das informações como também garante a segurança desses dados que ficam armazenados em sistemas seguros e disponíveis de forma on-line, possibilitando seu acesso de qualquer lugar – desde que a pessoa tenha autorização. Com  sistemas digitais, não há o perigo de extravio ou deterioração do papel, por exemplo.

Passando para o campo de atendimento ao paciente, a segurança dos dados clínicos também é mantida e ainda oportunizando ao médico uma visão 360º do seu paciente. Com os sistemas interligados o acesso a exames já realizados, lista de medicamentos, internações e histórico completos é facilitado e feito na hora.

 

Processos mais conscientes

Diminuir o uso do papel é mais do que uma boa prática de economia, é uma ação inevitável para a sustentabilidade do planeta. E a digitalização é um modelo muito mais viável economicamente e do ponto de vista operacional. Reduzir drasticamente o uso do papel pode levar um tempo, mas já é uma necessidade e um caminho sem volta para muitas empresas.

Plataforma de Portal Telemedicina: exames digitalizados com segurança

Mapear e investir em inovações traz ótimos resultados também para a vida financeira da clínica. Um exemplo disso é a otimização dos laudos médicos com a digitalização dos exames por meio do telediagnóstico.

No Portal Telemedicina – HCO , a plataforma atende empresas em todas as regiões do país, o que facilita laudar exames com agilidade e segurança.

Bastam apenas três etapas para a clínica realizar o exame do paciente remotamente. O primeiro passo é enviar o exame pela internet a uma rede de médicos especialistas que são habilitados para laudar remotamente. Após a análise, os laudos são liberados para a clínica.

E, por fim, o laudo está à disposição do médico e de seu paciente. Assim há grande agilidade em diagnósticos, bem como tratamentos.

 

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »