Últimas notícias:

Síndrome de Eaton-Lambert

A síndrome de Eaton-Lambert é uma doença autoimune que prejudica a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza.

 

A síndrome de Eaton-Lambert geralmente precede, ocorre com ou se desenvolve após certos tipos de câncer, especialmente câncer de pulmão em homens.

 

Esta síndrome causa fraqueza muscular (principalmente nas pernas), fadiga, boca seca, pálpebras caídas e dor na parte superior do braço e nas coxas.

 

Os médicos suspeitam da síndrome de Eaton-Lambert com base nos sintomas, mas a eletromiografia é necessária para o diagnóstico.

Tratamento

 

O tratamento do câncer, se presente, às vezes alivia os sintomas, assim como os corticosteróides e a plasmaférese ajudam algumas pessoas.

 

Os nervos se comunicam com os músculos liberando um mensageiro químico (neurotransmissor), que interage com os receptores nos músculos (na junção neuromuscular ) e estimula a contração dos músculos. A síndrome de Eaton-Lambert é causada por anticorpos que interferem na liberação do neurotransmissor acetilcolina em vez de atacar os receptores de acetilcolina (como ocorre na miastenia gravis ).

A síndrome de Eaton-Lambert geralmente precede, ocorre com ou se desenvolve após certos tipos de câncer – por exemplo, como uma síndrome paraneoplásica . As síndromes paraneoplásicas resultam de substâncias produzidas pelo câncer ou pelo sistema imunológico em resposta ao câncer. A síndrome de Eaton-Lambert ocorre mais comumente em homens com tumores no peito, especialmente câncer de pulmão.

Sintomas da Síndrome de Eaton-Lambert

A síndrome de Eaton-Lambert causa fraqueza muscular que tende a começar nos músculos do quadril e da coxa, em seguida, normalmente se espalha para os músculos dos ombros e desce pelos braços e pernas até as mãos e pés. Os nervos que conectam a cabeça, rosto, olhos, nariz, músculos e ouvidos ao cérebro ( nervos cranianos ) são os últimos afetados.

Normalmente, as pessoas têm dificuldade para se levantar de uma cadeira, subir escadas e andar. A força muscular pode melhorar temporariamente depois que os músculos são usados ​​repetidamente, mas os músculos enfraquecem novamente e têm cãibras. As pessoas também se cansam facilmente.

A boca está seca, as pálpebras caem e os braços e as coxas doem.

Os homens podem ter disfunção erétil .

Diagnóstico da Síndrome de Eaton-Lambert

 

Eletromiografia

Os médicos suspeitam da síndrome de Eaton-Lambert com base nos sintomas, mas a eletromiografia (inserção de uma agulha em um músculo para registrar sua atividade elétrica) é necessária para confirmar o diagnóstico.

Tratamento da Síndrome de Eaton-Lambert

Tratamento do câncer, se presente

Às vezes, corticosteróides e plasmaférese

O tratamento do câncer, se presente, às vezes alivia os sintomas devido à síndrome de Eaton-Lambert.

Os corticosteróides e a troca plasmática (filtragem do sangue de substâncias tóxicas, incluindo anticorpos anormais) ajudam algumas pessoas.

Fonte: Por Michael Rubin, MDCM, Hospital Presbiteriano de Nova York-Cornell Medical Center

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »