Últimas notícias:

Atenção primária na saúde

É reconhecido pelas autoridades de saúde no Brasil que um dos principais gargalos do acesso à saúde está na atenção primária.

Aqui no Brasil, dentro do sistema de saúde suplementar, a assistência primária tem se mostrado uma preocupação crescente das entidades reguladoras do setor e já vem sendo adotada em peso pelas principais operadoras do mercado.

Todavia o período de espera para a realização de um exame, dependendo de qual tipo, é de meses, o que, como consequência, leva ao aumento do número de doenças descobertas em estágio já avançado e ao tratamento tardio.

Câncer

Mas usando como referência apenas o câncer, segunda doença que mais mata no Brasil de acordo com o Datasus, estamos falando em um tempo médio de 270 dias para o diagnóstico, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Um acórdão divulgado pelo Tribunal de Contas da União em 2019 mostra que 55% dos pacientes começaram o tratamento contra a doença já nos estágios três e quatro. Em alguns tipos de câncer, o percentual de pessoas que iniciaram o tratamento em estágio avançado chega a 80%.

Isso além de aumentar custos gera um impacto muito mais preocupante que é a redução da probabilidade de cura destes pacientes, já que ela diminui conforme a doença avança sem o tratamento adequado.

Como a tecnologia pode contribuir com esta etapa

Portanto imagine que com a redução e agilidade no processo de realização de exames, o tempo médio de espera dos brasileiros para realizar estes exames e ter esse diagnóstico reduzisse drasticamente?

Imagine ainda que exames em geral, inclusive os de imagem, contassem com inteligência artificial e algoritmos de machine learning capazes de identificar nódulos milimétricos, difíceis de se detectar a olho nu e os apontassem para o médico?

Todas essas soluções já estão disponíveis e podem reforçar a atenção primária, o que além de salvar vidas vai gerar redução de gastos em geral com doenças em estágio avançado.

Telemedicina

O Hospital Consulta Online (HCO) é um portal especializado em telemedicina que tem como objetivo ajudar empresas, médicos e pacientes a se conectarem através de sua tecnologia.

Possui uma solução global de telemedicina que conecta médicos a pacientes dando agilidade e praticidade ao atendimento e monitoramento.

Portanto onde o atendimento remoto e acompanhamento continuado dos pacientes são feitos por diversos médicos e clinicas selecionadas. E você tem a possibilidade de escolher por quem quer ser atendido de forma online e rápida.

 

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »