Últimas notícias:

Glomerulonefrite

A glomerulonefrite é um distúrbio dos glomérulos (aglomerados de vasos sanguíneos microscópicos nos rins com pequenos poros através dos quais o sangue é filtrado).
Que é caracterizada por inchaço do tecido corporal (edema), hipertensão e presença de glóbulos vermelhos na urina. Os néfrons, glomérulos e túbulos.
A glomerulonefrite pode ser causada por vários distúrbios, como infecções, um distúrbio genético hereditário ou distúrbios autoimunes.

 

O diagnóstico é baseado em exames de sangue e urina e, às vezes, exames de imagem, biópsia dos rins ou ambos.

 

As pessoas geralmente precisam restringir a ingestão de sal e proteínas e tomar diuréticos ou antibióticos até que a função renal melhore.

 

Glomerulonefrite pode ser:

  • Agudo: desenvolve-se em um curto período de tempo
  • Crônico: se desenvolve e progride lentamente

Em 1% das crianças e 10% dos adultos com glomerulonefrite aguda, ela evolui para glomerulonefrite rapidamente progressiva, na qual a maioria dos glomérulos é destruída, resultando em insuficiência renal .

Causas

Glomerulonefrite pode ser:

  • Primário, com origem nos rins
  • Secundário, causado por uma vasta gama de distúrbios

Os distúrbios que causam glomerulonefrite secundária podem afetar outras partes do corpo além dos rins.

Glomerulonefrite aguda

A glomerulonefrite aguda ocorre mais frequentemente como uma complicação de uma infecção de garganta ou pele com estreptococos (por exemplo, faringite estreptocócica), um tipo de bactéria. A glomerulonefrite aguda que ocorre após uma infecção estreptocócica (glomerulonefrite pós-estreptocócica) geralmente se desenvolve em crianças entre 2 e 10 anos de idade após a recuperação da infecção.

Infecções por outros tipos de bactérias, como estafilococos e pneumococos, infecções virais, como varicela , e infecções parasitárias, como malária , também podem resultar em glomerulonefrite aguda. A glomerulonefrite aguda que resulta de qualquer uma dessas infecções é chamada de glomerulonefrite pós-infecciosa.

Já a glomerulonefrite aguda também pode ser causada por doenças não infecciosas, incluindo glomerulonefrite membranoproliferativa, nefropatia por imunoglobulina A (IgA), vasculite associada à imunoglobulina A , lúpus eritematoso sistêmico (lúpus), crioglobulinemia , síndrome de Goodpasture e granulomatose com polangiite . A glomerulonefrite aguda que se desenvolve em glomerulonefrite rapidamente progressiva geralmente resulta de condições que envolvem uma reação imune anormal.

Glomerulonefrite crônica

Freqüentemente, a glomerulonefrite crônica parece resultar de algumas das mesmas condições que causam a glomerulonefrite aguda, como a nefropatia por IgA ou a glomerulonefrite membranoproliferativa.

Às vezes, a glomerulonefrite aguda não remite e, em vez disso, torna-se duradoura (crônica). Ocasionalmente, a glomerulonefrite crônica é causada por nefrite hereditária , uma doença genética hereditária. Em muitas pessoas com glomerulonefrite crônica, a causa não pode ser identificada.

Algumas causas de glomerulonefrite

Infecções

  • Infecções bacterianas (por exemplo, com estreptococos, estafilococos ou pneumococos )
  • Infeções fungais
  • Infecções parasitárias (por exemplo, malária )
  • Infecções virais (por exemplo, hepatite B e hepatite C ou infecções por HIV )

Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos)

  • Crioglobulinemia
  • Granulomatose eosinofílica com poliangiite
  • Granulomatose com poliangeíte
  • Poliangeíte microscópica

Doenças imunológicas

  • Síndrome de Goodpasture
  • Lúpus eritematoso sistêmico (lúpus)

Outras causas

  • Nefrite hereditária
  • Medicamentos (por exemplo, quinino , gencitabina , mitomicina C ou certos medicamentos quimioterápicos)

HIV = vírus da imunodeficiência humana.

Sintomas

Cerca de metade das pessoas com glomerulonefrite aguda não apresentam sintomas. Se ocorrerem sintomas, os primeiros a aparecerem são inchaço do tecido (edema) devido à retenção de líquidos, baixo volume de urina e produção de urina escura porque contém sangue.

O edema pode aparecer primeiro como inchaço do rosto e das pálpebras, mas depois é proeminente nas pernas. A pressão arterial aumenta à medida que a função renal fica prejudicada. Algumas pessoas ficam sonolentas ou confusas. Em pessoas mais velhas, os sintomas inespecíficos, como náuseas e uma sensação geral de doença (mal-estar), são mais comuns.

Quando a glomerulonefrite rapidamente progressiva se desenvolve, fraqueza, fadiga e febre são os primeiros sintomas mais frequentes. Perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal e dor nas articulações também são comuns.

Cerca de 50% das pessoas apresentam uma doença semelhante à gripe um mês antes do desenvolvimento da insuficiência renal. Essas pessoas têm edema e geralmente produzem muito pouca urina. A hipertensão é incomum e raramente grave quando ocorre.

Como a glomerulonefrite crônica geralmente causa apenas sintomas muito leves ou sutis, ela passa despercebida por um longo tempo na maioria das pessoas. Pode ocorrer edema. A hipertensão é comum. A doença pode progredir para insuficiência renal, que pode causar coceira, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, fadiga e dificuldade para respirar.

Diagnóstico

  • Exames de sangue
  • Testes de urina
  • Biópsia renal

Os médicos investigam a possibilidade de glomerulonefrite aguda em pessoas que desenvolvem sintomas que sugerem a doença. Eles também investigam a possibilidade em pessoas cujos resultados de exames laboratoriais (que podem ser feitos para avaliar sintomas inespecíficos ou como parte de uma avaliação médica de rotina) indiquem disfunção renal ou sangue na urina.

Os exames laboratoriais mostram quantidades variáveis ​​de proteínas e células sanguíneas na urina e, frequentemente, disfunção renal, conforme demonstrado por uma alta concentração de ureia e creatinina (produtos residuais) no sangue.

TESTE DE LABORATÓRIO

Em pessoas com glomerulonefrite rapidamente progressiva, os cilindros (aglomerados de glóbulos vermelhos ou glóbulos brancos) são frequentemente visíveis em uma amostra de urina examinada ao microscópio. Os exames de sangue geralmente detectam anemia .

Quando os médicos suspeitam de glomerulonefrite, geralmente é feita uma biópsia de um rim para confirmar o diagnóstico, ajudar a determinar a causa e determinar a quantidade de cicatrizes e o potencial de reversibilidade.

A biópsia renal é realizada com a inserção de uma agulha em um dos rins sob orientação de ultrassom ou tomografia computadorizada (TC) para obtenção de pequena quantidade de tecido renal. Embora a biópsia renal seja um procedimento invasivo e ocasionalmente possa causar complicações, geralmente é segura.

A glomerulonefrite crônica se desenvolve gradualmente e, portanto, o médico pode não ser capaz de dizer exatamente quando ela começou. Pode ser descoberto quando um teste de urina, feito como parte de um exame médico, revela a presença de proteínas e células sanguíneas na urina em uma pessoa que está se sentindo bem, tem função renal normal e não apresenta sintomas. Os médicos geralmente fazem um exame de imagem dos rins, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

A biópsia renal é a maneira mais confiável de distinguir a glomerulonefrite crônica de outras doenças renais. A biópsia, no entanto, raramente é feita em estágios avançados. Nesses casos, os rins ficam encolhidos e cicatrizados, e a chance de se obter informações específicas sobre a causa é pequena. Os médicos suspeitam que os rins estão encolhidos e com cicatrizes se a função renal estiver deficiente por muito tempo e os rins parecerem anormalmente pequenos em um exame de imagem.

Determinando a causa da glomerulonefrite

Testes adicionais às vezes são úteis para identificar a causa. Por exemplo, no diagnóstico de glomerulonefrite pós-infecciosa, uma cultura da garganta pode fornecer evidências de infecção estreptocócica. Os níveis sanguíneos de anticorpos contra estreptococos podem estar mais altos do que o normal ou aumentar progressivamente ao longo de várias semanas. A glomerulonefrite aguda que se segue a uma infecção diferente de faringite estreptocócica é geralmente mais fácil de diagnosticar porque seus sintomas geralmente começam enquanto a infecção ainda é óbvia. Culturas e exames de sangue que ajudem a identificar os organismos que causam esses outros tipos de infecções às vezes são necessários para confirmar o diagnóstico.

Quando os médicos suspeitam de uma causa autoimune para a glomerulonefrite, eles fazem exames de sangue para anticorpos dirigidos contra alguns dos próprios tecidos do corpo (chamados de autoanticorpos) e testes que avaliam o sistema complemento, um sistema de proteínas envolvidas no sistema imunológico do corpo.

Prognóstico

A glomerulonefrite aguda pós-estreptocócica remite completamente na maioria dos casos, especialmente em crianças. Cerca de 1% das crianças e 10% dos adultos desenvolvem doença renal crônica .

O prognóstico para pessoas com glomerulonefrite rapidamente progressiva depende da gravidade da cicatriz glomerular e se a doença subjacente, como infecção, pode ser curada. Em algumas pessoas que são tratadas precocemente (dentro de alguns dias a semanas), a função renal é preservada e a diálise não é necessária. No entanto, como os primeiros sintomas podem ser sutis e vagos, a maioria das pessoas com glomerulonefrite rapidamente progressiva não tem conhecimento da doença subjacente e não procura atendimento médico até o desenvolvimento de insuficiência renal.

Se o tratamento ocorrer tardiamente, a pessoa tem maior probabilidade de desenvolver doença renal crônica com insuficiência renal. Como a insuficiência renal tende a se desenvolver antes que as pessoas percebam, 80 a 90% das pessoas que apresentam glomerulonefrite rapidamente progressiva tornam-se dependentes de diálise . O prognóstico também depende da causa, da idade da pessoa e de quaisquer outras doenças que a pessoa possa ter. Quando a causa é desconhecida ou a pessoa é mais velha, o prognóstico é pior.

Em algumas crianças e adultos que não se recuperam completamente da glomerulonefrite aguda, outros tipos de distúrbios renais se desenvolvem, como proteinúria assintomática e síndrome hematúria ou síndrome nefrótica .

Outras pessoas com glomerulonefrite aguda, especialmente adultos mais velhos, freqüentemente desenvolvem glomerulonefrite crônica.

Tratamento

 

  • Tratando o distúrbio causal
  • Para glomerulonefrite rapidamente progressiva, supressão do sistema imunológico
  • Para glomerulonefrite crônica, um inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ACE) ou um bloqueador do receptor da angiotensina II (ARB) e redução do sódio na dieta

Glomerulonefrite aguda

Nenhum tratamento específico está disponível na maioria dos casos de glomerulonefrite aguda. O distúrbio que causa glomerulonefrite é tratado quando possível. Pode ser necessário seguir uma dieta pobre em proteínas e sódio até que a função renal se recupere. Diuréticos podem ser prescritos para ajudar os rins a excretar o excesso de sódio e água. A hipertensão precisa ser tratada.

Quando há suspeita de infecção bacteriana como a causa da glomerulonefrite aguda, os antibióticos geralmente são ineficazes porque a nefrite começa 1 a 6 semanas (em média, 2 semanas) após a infecção, que, a essa altura, geralmente desaparece. No entanto, se uma infecção bacteriana ainda estiver presente quando a glomerulonefrite aguda for descoberta, a antibioticoterapia será iniciada. Os medicamentos antimaláricos podem ser benéficos se a glomerulonefrite for causada pela malária.

Alguns distúrbios autoimunes que causam glomerulonefrite são tratados com corticosteróides, medicamentos que suprimem o sistema imunológico ou ambos.

Glomerulonefrite rapidamente progressiva

Para glomerulonefrite rapidamente progressiva, medicamentos para suprimir o sistema imunológico são iniciados imediatamente. Em geral, altas doses de corticosteróides são administradas por via intravenosa por cerca de uma semana, seguido por um período variável de tempo quando são administrados por via oral.

A ciclofosfamida , um imunossupressor, também pode ser administrada. Além disso, a plasmaférese às vezes é usada para remover anticorpos do sangue. Quanto mais cedo o tratamento ocorrer, menos provável será a insuficiência renal e a necessidade de diálise. O transplante de rim é algumas vezes considerado para pessoas que desenvolvem doença renal crônica com insuficiência renal, mas a glomerulonefrite rapidamente progressiva pode ocorrer novamente no rim transplantado.

Glomerulonefrite crônica

Tomar um inibidor da ECA ou um ARA freqüentemente retarda a progressão da glomerulonefrite crônica e tende a reduzir a pressão arterial e a excreção de proteínas na urina. A redução da pressão arterial e da ingestão de sódio é considerada benéfica. Restringir a quantidade de proteína na dieta é modestamente útil na redução da taxa de deterioração dos rins. A insuficiência renal em estágio final pode ser tratada com diálise ou transplante renal.

Fonte: Por Frank O’Brien, MD, Washington University em St. Louis traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »