Últimas notícias:

Vínculo e apego: recém-nascidos

O vínculo e o apego consistem em sempre responder às necessidades do recém-nascido com amor, carinho e cuidado. Ao fazer isso, você se torna uma pessoa especial e confiável na vida do seu bebê.

Criar vínculos com os recém-nascidos: por que é importante?

A ligação entre você e seu recém-nascido é uma parte vital do desenvolvimento do bebê.

Quando seu recém-nascido recebe o que precisa de você, como um sorriso, um toque ou um abraço, ele sente que o mundo é um lugar seguro para brincar, aprender e explorar. Isso estabelece a base para o desenvolvimento e bem-estar de seu filho durante a infância.

Seu recém-nascido usa a linguagem corporal para mostrar quando eles querem se conectar com você e fortalecer o vínculo entre vocês. Por exemplo, seu recém-nascido pode:

  • sorrir para você ou fazer contato visual
  • fazer pequenos ruídos, como arrulhos ou risos
  • parecer interessado

Quando você percebe e responde às dicas e à linguagem corporal de seu bebê de maneira afetuosa, ele se sente seguro. Isso também ajuda seu bebê a aprender sobre comunicação, comportamento social e emoções, e o incentiva a continuar se comunicando. Tudo isso ajuda a construir seu relacionamento com seu bebê.

Como se relacionar com seu recém-nascido?

Afeto caloroso e gentil faz seu recém-nascido se sentir seguro e constrói seu vínculo. Você também pode construir seu vínculo por meio de suas interações com seu recém-nascido – por exemplo, quando você dá a ele coisas para ver, ouvir e sentir. Isso faz com que o cérebro do recém-nascido funcione e cresça. Experimente estas ideias:

  • Toque e acaricie seu recém-nascido regularmente. Desde o nascimento, seu recém-nascido pode sentir até o toque mais suave. Experimente acariciar suavemente seu recém-nascido ao trocar a fralda ou na hora do banho.
  • Responda ao choro. Você nem sempre consegue perceber por que seu recém-nascido está chorando. Mas, ao responder, você o deixa saber que está sempre lá.
  • Segure seu bebê. Experimente embalar ou segurar seu recém-nascido contra você, pele com pele. Ou carregue seu bebê em um sling ou mei tai.
  • Faça seu recém-nascido se sentir fisicamente seguro. Forneça um bom suporte para a cabeça e o pescoço ao segurar o bebê. Ou tente embrulhar seu bebê, o que recria a sensação de segurança de estar no útero.
  • Fale com seu recém-nascido sempre que puder, em tons suaves e reconfortantes. Você pode falar sobre o que está fazendo ou contar histórias. Isso ajuda seu recém-nascido a aprender a reconhecer o som de sua voz. Também ajudará seu recém-nascido a aprender a língua mais tarde.
  • Cantar músicas. Seu recém-nascido provavelmente gostará dos sons altos e baixos de canções e música, bem como do ritmo. Uma música suave pode ajudar vocês dois a se sentirem mais calmos também. Seu recém-nascido não se importará se você esquecer as palavras ou a melodia.
  • Olhe nos olhos do seu recém-nascido enquanto fala, canta e faz expressões faciais. Isso ajuda seu recém-nascido a aprender a conexão entre palavras e sentimentos.

Quando a ligação e o apego não são fáceis?

Você pode ter se apegado ao seu bebê na primeira vez que os viu. Mas está tudo bem se você não sentiu uma conexão instantânea. O vínculo e o apego às vezes podem levar semanas ou meses para conhecer e compreender o seu bebê.

Aqui estão algumas sugestões para ajudar a desenvolver seu vínculo:

  • Reserve um tempo para gostar de estar com seu bebê. Cuidar de um bebê pode ser uma tarefa difícil, mas é bom passar um tempo apenas juntos. Por exemplo, tente abraçar e cantar ou ler em voz alta.
  • Veja o mundo da perspectiva do seu bebê. Imagine o que seu recém-nascido está olhando, sentindo ou tentando fazer. Descubra o que seu recém-nascido realmente gosta e não gosta. Por exemplo, seu recém-nascido é um bebê social que não se importa em ser passado pela família? Ou prefere observar o que está acontecendo da segurança de seus braços?
  • Seja flexível. A maioria dos recém-nascidos não tem padrões de sono diurnos e noturnos definidos. É melhor responder quando seu recém-nascido quiser se alimentar, dormir ou brincar.

Você é a parte mais importante da vida do seu bebê. Se você está preocupada com seu relacionamento com seu bebê, peça ajuda. Obter ajuda quando o bebê é pequeno pode fazer uma grande diferença para vocês dois. Se você estiver física e mentalmente bem, será mais capaz de fornecer o amor e o conforto de que seu bebê precisa.

Criar vínculo com mais de um cuidador?

Os bebês formam seu principal apego às pessoas que mais cuidam deles – especialmente seus pais. O bebê também pode criar ligações com outras pessoas que regularmente e com amor cuidam dele e fazem com que se sintam seguros. Essas pessoas podem incluir os avós, cuidadores pagos e crianças mais velhas.

Ter vínculos com mais de uma pessoa ajuda o bebê a aprender sobre confiança e proximidade com as pessoas. Também pode tornar mais fácil para você e seu parceiro, fazer outras coisas, como trabalho remunerado, compras de supermercado e tarefas domésticas. Também pode apenas dar-lhe uma pausa.

 

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »