Últimas notícias:

Cirurgia Robótica no tratamento do câncer urológico

A tecnologia robótica representa um importante avanço no tratamento cirúrgico do câncer.

Em muitas especialidades, como a urologia, por exemplo, ela tem sido cada vez mais usada, auxiliando na remissão do tumor com um importante resultado em termos de qualidade de vida do paciente.

É claro que essa não é a única alternativa para quem precisa fazer uma cirurgia de remoção do câncer de próstata, rim ou bexiga. Além da robótica, contamos também com a laparoscopia e a cirurgia aberta.

A escolha da técnica a ser utilizada precisa ser analisada com muita atenção pelo paciente e cirurgião para que a melhor decisão seja tomada.

 

Maior precisão 

Embora as técnicas aberta e laparoscópica também sejam consideradas eficientes no tratamento cirúrgico do câncer, a cirurgia robótica é capaz de levar as habilidades do cirurgião para outro nível.

Isso é possível porque a plataforma oferece visualização aumentada em 3D, podendo ser associada à tecnologia Firefly, que auxilia na diferenciação do tecido tumoral dos tecidos saudáveis, bem como na percepção do fluxo sanguíneo para o tumor.

Além disso, os robôs contam com um sistema de instrumentos que possuem amplitude de movimento maior do que o pulso humano, possibilitando a manipulação de tecidos com muito mais precisão!

Vale ressaltar, é claro, que a experiência do cirurgião faz toda a diferença.

 

Menores  Sequelas

No mínimo, de maneira geral, a robótica apresenta melhores resultados com relação à recuperação pós operatória, como:  menor sangramento, menor risco de infecção,  melhor controle da dor, melhor resultado estético por evitar grandes cortes, menor risco de hérnia na incisão, retorno mais precoce às atividades cotidianas.

Quando unimos a tecnologia robótica associada à técnica cirúrgica de excelência, com equipe altamente capacitada, é possível potencializar os resultados funcionais em cirurgias de rim, próstata e bexiga.

Como exemplo, na cirurgia para câncer de próstata conseguimos preservar melhor estruturas importantes como vasos sanguíneos e nervos responsáveis pela continência urinária e ereção.

Em resumo, o robô é uma espetacular ferramenta que auxilia muito no tratamento do câncer urológico. Sua utilização refina a técnica cirúrgica e, em boas mãos, melhora os resultados cirúrgicos, de maneira geral.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »