Últimas notícias:

Como dietas radicais podem afetar a sua saúde bucal?

Muito provavelmente você conhece alguém que já tentou optar por dietas radicais para processos de emagrecimento e mudança no estilo de vida. 

Apesar de essas dietas trazerem resultados rápidos na questão do peso, elas podem impactar negativamente na sua saúde bucal.

Veja no artigo a seguir mais detalhes!

O que são dietas radicais?

Durante muito tempo, as dietas eram consideradas uma das principais soluções para o emagrecimento. Normalmente, eram baseadas na diminuição de alimentos gordurosos e carboidratos, com foco principal em vegetais e legumes.

Entretanto, a forma como as dietas são passadas pelas pessoas mudou. 

Atualmente, existem uma série de regimes diferentes, como as consideradas radicais. De modo geral, as dietas radicais acabam significando uma mudança muito forte nos grupos alimentares que as pessoas consumam, muitas vezes sendo bastante restritiva.

Nesse sentido, podemos citar algumas das dietas radicais que estão mais em moda, e que cada vez mais pessoas se tornam adeptas, buscando justamente o emagrecimento rápido. Conheça:

  • Dieta da Fruta;
  • Dieta da comida crua;
  • Dietas lowcarb;
  • Dieta da Proteína;
  • Dieta da Bíblia;
  • Dieta da Papinha de Neném;
  • Dieta Dukan.

 

Já o principal objetivo das dietas consideradas radicais é a perda do máximo de peso possível em um pequeno período de tempo. 

Muitas vezes, essas dietas são formuladas com base apenas em um tipo de alimento, como os próprios nomes já indicam. Dessa maneira, nem sempre elas acabam sendo totalmente saudáveis, visto que, não incluem diferentes grupos de alimentos em sua base.

Como as dietas afetam os dentes?

Os alimentos têm impacto direto na formação e estruturação da arcada dentária, inclusive de quem utiliza aparelho transparente preço

Dependendo dos tipos de alimentos que você consome, você consegue manter a boca saudável, bem como prejudicá-la caso a sua escolha for por opções que fazem mal.

Agora, as dietas restritas, consideradas radicais, que muitas vezes possuem apenas um grupo alimentar em sua base, podem trazer diferentes impactos para a saúde bucal das pessoas. 

As frutas, mesmo que sejam alimentos saudáveis e que, em sua maioria, fazem bem para os dentes, podem causar danos importantes quando consumidas em excesso.

Em uma dieta radical à base de frutas, por exemplo, o consumo do açúcar presente nesses alimentos acaba sendo muito grande, trazendo prejuízos para os dentes e até mesmo para a prótese removível flexível.

Já o açúcar presente nas frutas proporciona o acúmulo de bactérias nos dentes, que se multiplicam e se fortalecem. Com isso, aumentam as chances de uma pessoa que faz esse tipo de dieta ter uma doença bucal importante, como cáries, gengivite, entre outras.

Dessa forma, é importante ter cuidado com as dietas radicais, entendendo os riscos que elas podem significar para a sua saúde bucal. 

O ideal é saber balancear o consumo de alimentos, tentando diminuir o consumo de açúcares, e focando naqueles ricos em cálcio e ferro – que fortalecem os dentes – como verduras escuras, frutas em pequenas quantidades, peixes, entre outros.

Tratamentos para os dentes

Mas independentemente da dieta que você adotou para o seu dia-a-dia, cuidar da saúde bucal segue sendo fundamental, e é importante tratar essa questão como prioridade. 

Além dos cuidados que você deve ter diariamente (higienização completa diversas vezes ao dia, incluindo escovação e uso de fio dental) e ir ao dentista para uma limpeza dentária preço, é interessante que conheça tratamentos apropriados para a saúde bucal.

Você sabia que a área da odontologia evolui constantemente. E anualmente novos tratamentos são desenvolvidos, principalmente a base de instrumentos que são posicionados sobre os dentes, realizando mudanças importantes no formato, posicionamento e estruturação do dente.

Portanto o dentista, que pode ser um dentista especialista em canal ou então um profissional que realiza consultas regulares – para entender como está a sua saúde bucal – pode determinar qual é o melhor tipo de tratamento para a sua situação.

Mas claro, além dos tratamentos recomendados pelos próprios profissionais da odontologia (como aparelhos dentários, lentes de contato dental, facetas, entre outros) você também pode procurar por procedimentos que ajudam a melhorar a estética dos seus dentes.

Entender clareamento dental quanto custa, por exemplo, pode ser uma ótima ideia para que você consiga resolver um dos problemas mais comuns relacionados aos dentes, que é a coloração.

Há uma infinidade de procedimentos simples e eficientes, dos quais ajudam a transformar os dentes, transformando completamente o sorriso.

Todavia é importante manter tratamentos completos, consultando nutricionistas, endocrinologistas e odontologistas para assegurar que a saúde física e bucal estão em sintonia.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »