Últimas notícias:

Medicamentos podem afetar a saúde bucal?

O uso de medicamentos de forma independente, ou seja, sem indicação médica, pode causar diversos impactos no corpo humano. 

Apesar da intenção de muitas pessoas ser a de solucionar um problema na saúde em específico, tal prática pode gerar complicações muito maiores.

Desse modo, uma região do corpo que pode sofrer grandes impactos é a boca. Isso porque os medicamentos podem gerar problemas como:

  • Boca seca;
  • Desequilíbrio da microbiota oral (aumentando a proliferação de bactérias);
  • Feridas na boca;
  • Necrose do osso.

 

Além disso, pacientes que utilizam diferentes modelos de aparelho transparente ou convencional, podem sofrer ainda mais com tais problemas.

Portanto, para saber mais sobre os impactos que o uso descontrolado de medicações podem causar na saúde bucal, continue conosco neste conteúdo!

Quais medicamentos podem trazer problemas para a saúde bucal?

O uso de medicamentos está relacionado aos cuidados e preocupações com a saúde humana.

Entretanto, é fundamental que o paciente consulte um médico especialista em relação ao seu problema. Do contrário, ao realizar um tratamento por conta própria, corre-se o risco de causar grandes impactos negativos em seu corpo, bem como na saúde bucal.

Com isso em mente, mesmo com a recomendação médica, é preciso que o paciente se atente também aos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso da medicação. Assim, é possível evitar “surpresas” em relação ao bem-estar de seus dentes e gengivas.

Apesar de tais cuidados, alguns medicamentos podem ser considerados grandes riscos para a saúde bucal quando usados de maneira descontrolada e não racional. Veja a seguir:

Além de apresentar riscos para a saúde bucal, a automedicação sem qualquer critério médico, pode também trazer problemas para outros órgãos (como o fígado e os rins). Logo, não é recomendado ingerir medicamentos sem receita ou indicação de profissionais.

Quais problemas podem ser causados por medicamentos?

Como dissemos anteriormente, é de suma importância que o paciente se atente às informações que estão contidas na bula de suas medicações. A partir disso, os possíveis impactos na saúde bucal estarão sempre lá presentes. 

Alguns deles são o ressecamento da boca, que auxilia na proliferação de bactérias que causam a placa e a cárie, além do aumento da acidez da saliva, que pode corroer o esmalte dos dentes.

Medicamentos que possuem uma grande quantidade de açúcar, como xaropes, também podem causar os mesmo problemas. A presença de cáries pode acabar corroendo os dentes e, inclusive, a faceta dente.

Outro ponto de destaque em relação ao uso descontrolado de medicações são os possíveis problemas estomacais, que podem gerar a halitose e infecções em diferentes locais da boca.

Tratamentos para problemas causados por medicações

Existem diversos tratamentos para os problemas causados pelo uso de medicamentos de forma não racional.

Contudo, o primeiro passo é reduzir o consumo de tais drogas. Do contrário, a tendência é que os problemas voltem a aparecer mesmo após os cuidados com a boca.

Nos casos dos pacientes que, além de fazerem o uso descontrolado de medicações, utilizam aparelho ortodôntico transparente ou convencional, a proliferação de bactérias pode ser muito maior devido a dificuldades de escovação.

Nesse tipo de situação, é fundamental procurar um especialista para realizar todo o tratamento necessário, evitando não só a presença de bactérias na boca, mas também possíveis problemas graves de infecção nas gengivas e até mesmo perda de dentes.

Em alguns casos de corrosão dos dentes, além de uma boa limpeza feita por um especialista, se faz necessário a aplicação da famosa lente de contato dental de resina.

Outro cuidado seria a reconstrução do dente devido a presença de cáries e o tratamento de canal. Em alguns casos, é preciso também verificar a saúde da estrutura dos dentes, assim prevenindo futuras dores de cabeça (e de dente).

Após os cuidados, o profissional poderá indicar outros cuidados que envolvem a estética, como o uso da faceta em resina, garantindo a beleza e a saúde bucal novamente.

O problema não está apenas na saúde bucal

Com tais informações, vale ressaltar que o uso de medicamentos de maneira excessiva e sem recomendação médica pode gerar dependência.

Portanto, é preciso contar com especialistas de diferentes áreas da saúde para diminuir não só os problemas gerados na região bucal, mas também psicológicos e em diversas outras áreas do corpo.

Em alguns casos, é necessário o acompanhamento de dentistas, ortodontistas, psicólogos para auxiliar na diminuição do vício, e outros.

 

Para saber mais, a recomendação é realizar check-ups constantes para ter conhecimento de como realizar os tratamentos necessários da maneira correta.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »