Últimas notícias:

10 benefícios para a saúde que ter um cão proporciona – com estudos científicos

Um dia ruim sempre fica melhor quando você é recebido por um cachorro abanando o rabo e oferecendo amor incondicional. Ter um companheiro de quatro patas pode fazer maravilhas por você quando se trata de seu bem-estar mental, físico e social. Em um nível emocional, um cão pode aliviar sua ansiedade e reduzir a depressão.

No nível físico, não apenas reduz a pressão arterial e aumenta a imunidade, mas também pode reduzir o risco de ter um ataque cardíaco ou derrame. Isso não é de forma alguma a extensão dos benefícios. Em recente levantamento de pacientes na Suécia, analisando dados por 1 anos, os pesquisadores puderam confirmar que quem possui um cachorro se recupera melhor e vive mais após um ataque cardíaco.

Continue lendo para descobrir mais sobre os benefícios para a saúde de possuir um cão.

Experiência de quem cuida da saúde dos cachorros

Aqui estamos falando dos estudos médicos sobre os benefícios dos cães para os humanos, mas a opinião do outro lado também é muito importante.

Tenho vários anos de experiência como veterinária, lidando direto com as pessoas. Observo muito como tutores chegam para um atendimento aflitos com a saúde do seu cachorro ou gato. Após o tratamento e recuperação, é muito comum os relatos de tranquilidade de volta. Quando o tempo passa e infelizmente o pet vem a óbito, a tristeza é grande, mas a alegria volta quando o tutor adota um novo cachorrinho. Vejo muito como o tutor é afetado pela saúde do seu et e como ele acaba cuidando mais da própria saúde com isso.

Keila Renata Ortêncio (CRMV-SP 14352), Médica veterinária endocrinologista da clínica veterinária Uau Uau Que Mia, de Santo André.

Os cães são bons para o seu coração

Quando as interações entre humanos e cães foram estudadas, descobriu-se que tocar ou falar com um cão reduz a pressão arterial, segundo estudo. Há também o fato de que os donos de cães precisam passear com seus cães e muitas vezes fazem mais exercícios do que aqueles que não possuem cães.

Você tem menos risco de desenvolver doenças cardíacas por causa da diminuição da pressão arterial, triglicerídeos e níveis de colesterol. Também foi descoberto que os donos de cães que têm ataques cardíacos são mais propensos a não sofrer outro evento do que aqueles que não possuem cães.

Cães motivam você a se exercitar

É muito mais divertido passear no parque com seu cachorro do que ir sozinho. Um passeio no parque ou um simples jogo de pega-pega em seu quintal mantém você ativo e seu cão em forma e saudável. Muitos cães estão cheios de energia e esperam que você os acompanhe, forçando-o a ser mais ativo do que poderia ter sido.

Os adultos mais velhos que passeiam com seus cães tendem a visitar menos o médico, têm um índice de massa corporal mais baixo e parecem ter menos limitações de vida diária do que outros.

Os cães ajudam você a se conectar com os outros

Quando você leva seu cachorro para passear, você tem a oportunidade perfeita de interagir com outras pessoas. Muitos donos de cães falam com outros donos de cães em caminhadas.

Eles geralmente iniciam uma conversa com bastante facilidade com perguntas como “Qual é a raça do seu cachorro?”, “Quantos anos tem o seu cachorro?” ou um comentário como “Seu cachorro tem uma pelagem tão sedosa!” Uma conexão instantânea é criada e as pessoas tendem a se abrir mais do que fariam se estivessem andando sozinhas.

Cães melhoram seu humor

Estudos revelaram que os cães podem reduzir a tensão e melhorar seu humor. Brincar com um cachorro eleva os níveis de dopamina e serotonina em seu sistema. Estes são os neurotransmissores de ‘sentir-se bem’ que criam sentimentos de bem-estar e estabilidade emocional. Isso pode ajudar com depressão leve a moderada.

Os cães são ótimos companheiros para os idosos

Os cães fornecem companhia para os idosos e podem ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade. Eles são encontrados para forjar conexões com pessoas idosas que sofrem de doenças como Alzheimer e demência.

Um estudo descobriu que os pacientes de Alzheimer que possuíam cães estavam sujeitos a menos explosões emocionais causadas pela ansiedade e menos agressão do que os pacientes que não possuíam cães.

Cães ajudam crianças com TDA e TDAH

Os cães foram encontrados para ajudar as crianças com transtorno de déficit de atenção e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Possuir um cão os ensina a manter uma rotina e se organizar para cuidar deles. Brincar com o animal também pode reduzir os sentimentos de inquietação associados a esses distúrbios.

Cães oferecem proteção

Os cães são muito leais aos seus donos e muitas vezes fazem de tudo para avisá-los e protegê-los contra qualquer perigo. Eles têm qualidades territoriais e seus instintos são tão aguçados que são rápidos em reagir se alguém estiver tentando invadir sua casa ou sentir que você está em perigo.

Cães ajudam com doenças e lesões

Cães de serviço são usados ​​para ajudar com tudo, desde cegueira a lesão cerebral traumática. Eles são treinados para promover a independência e aumentar a mobilidade. Eles podem até ser treinados para farejar vários tipos de câncer, detectar baixos níveis de açúcar em pessoas com diabetes e detectar o início de convulsões em epilépticos

Cães podem prevenir alergias de uma criança

Esse benefício pode ser difícil de acreditar quando você pensa em todas as bagunças que os cães podem fazer e quão sujos eles podem às vezes ser. Durante muito tempo, acreditou-se que ter um cachorro em casa contribuía para as alergias de uma criança.

No entanto, um estudo descobriu que as crianças expostas a pêlos e peles de animais têm um risco reduzido de alergias e asma. Este estudo sugere que ter cães e gatos em casa diminui a chance de uma criança se tornar alérgica a animais de estimação.

Cães adicionam significado e propósito à vida

Quando você possui um cachorro, você tem um companheiro fiel e leal. À medida que você envelhece, e especialmente quando se aposenta, fica mais difícil estruturar seu dia e encontrar sentido em sua vida.

Os cães ajudam a cuidar disso porque você tem a responsabilidade de alimentá-los e exercitá-los. Eles podem fornecer uma razão para você se levantar de manhã. Eles também ajudam você a esquecer seus próprios problemas, porque eles precisam de sua atenção e seu amor.

Conclusão

Os donos de cães não apenas vivem vidas mais longas e saudáveis, mas também têm o benefício de ter um companheiro leal e amoroso. Possuir um cão é especialmente útil para quem vive junto e para os idosos, mas todos podem se beneficiar. Possuir um cão traz muita alegria à vida de alguém, e qualquer pessoa que tenha a capacidade de cuidar de um cão deve pensar em ter um por causa dos incríveis benefícios para a saúde que ele traz para você.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »