Últimas notícias:

Medicina EAD é possível?

Uma polêmica que tem tomado conta das redes, principalmente quando falamos em educação e curso superior na área da saúde, é em relação a liberação ou não de cursos de medicina na modalidade EAD.(Ensino a distância). 

Nos dias de hoje existem na internet várias especializações na área, cursos de aperfeiçoamento e até inclusive  curso para estudantes de medicina online disponível. Esses cursos funcionam como um apoio e complemento dos conteúdos estudados na faculdade. Com eles o aluno consegue complementar e turbinar seu currículo, tendo um excelente apoio e conseguem se diferenciar dos profissionais que estão apenas presos a grade acadêmica comum. Eles já ingressam no mercado de trabalho com muito mais bagagem de conhecimento e experiência com as práticas online.

Mas no fim das contas, a migração do modelo da faculdade para o ensino a distância ainda rende muita polêmica, vamos explicar mais a seguir.

Como funcionam os cursos no EAD? 

O ensino a distância (EaD) faz parte do sistema brasileiro de ensino de forma oficial desde 1996, por meio da Lei 9.394, e desde então já foi responsável por matricular milhões de alunos. Só em 2018 foram mais de dois milhões de matriculados, de acordo com dados do último Censo da Educação Superior. Embora várias áreas funcionem e tenham aprovação do mec, quando falamos de cursos relacionados a saúde, a história é bem diferente.

 

Por quê o modelo de Medicina EAD enfrenta tanta resistência?

Embora seja uma modalidade com ampla diversidade de cursos disponíveis, ainda não é possível encontrar uma faculdade de medicina a distância. É provável que você se pergunte por que não existe um curso de medicina EAD. Entre as justificativas está a alta complexidade do curso e a grade curricular com ampla carga horária de aulas práticas em laboratório. O próprio conselho regional de medicina (CRM) é totalmente contra a proposta, pois existem vários conhecimentos que precisam do professor presencialmente, principalmente para quem já está no final da faculdade e precisa ter contato com os pacientes, tocar, verificar pressão, pupilas, enfim todos os sinais vitais.

Outro fator que também que é um impeditivo é que até hoje o mEC não autorizou as faculdades a ministrar cursos de medicina nessa modalidade, portanto, qualquer faculdade que inicie esse curso, estaria ilegal e sem autorização da entidade máxima educacional do país.

Modelo Semi presencial vem sendo estudado

 Uma alternativa que algumas Faculdades tentam propor ao MEC é o uso do sistema semi presencial onde alunos teriam as aulas teóricas de forma online, mas no caso das aulas de laboratório e prática seriam presenciais. Ainda assim é um modelo que vem sendo estudado e testado, antes que possa ser oficialmente liberado pelo mec. Se pensarmos nas inovações tecnológicas e na quantidade de cursos de outras áreas que já conseguiram liberação, a proposta pode sim fazer sentido.

Importante

Atenção! O Ministério da Educação não tem registrado nenhuma faculdade de medicina a distância ou um curso nessa modalidade. 

Para cursar medicina hoje, ainda é necessário seguir pelo modo tradicional e cursar os seis anos da graduação e mais dois ou três anos de residência médica para quem optar por se especializar em uma das áreas da medicina. 

Considerações finais

Esperamos que tenham gostado das informações e que consigam com sucesso estudar medicina ead onde estiver disponível, se for mesmo a sua vocação.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »