Últimas notícias:

Piercing na boca: conheça os riscos para a saúde bucal

Muitas pessoas hoje em dia, buscam por um estilo próprio e querem se sentir bem consigo mesmas. Dessa maneira, é possível notar um aumento de piercing na boca entre as pessoas, principalmente os mais jovens, já que nessa fase estão em busca de algo novo.

Porém, o que muitos não sabem, são os riscos trazidos para a saúde bucal.
É sempre bom relembrar, antes de tudo, que a higienização bucal deve ser uma prática constante na vida de todas as pessoas, começando desde quando pequenos, incentivados pelos pais.

Por isso, ao menos três vezes ao dia, escove os dentes, bem como o aparelho invisível, caso possuir, para evitar a proliferação de bactérias.

Dessa maneira, se você planeja colocar um piercing na boca, deve conhecer alguns problemas que ele pode trazer para a saúde bucal, principalmente se não cuidar corretamente desse aparato, fazendo com que ele comece a danificar sua boca, sendo necessário, em casos muito extremos, um implante dental.

Principais problemas com o piercing na boca

Como dito anteriormente, por mais que o piercing seja algo estiloso e moderno, muita gente acaba esquecendo que há contrapontos em utilizar esse tipo de adereço.

Por isso, antes de colocar um destes em definitivo, é importante que você fique atento a alguns dos principais problemas que podem ser causados.

  1. Infecção

O primeiro de todos, bem como o mais comum de se acontecer, é o piercing causar algum tipo de infecção na boca da pessoa.

A principal causa da infecção é muito simples de se evitar, porém muito comum, que é justamente a falta de cuidado que a pessoa tem no pós, ignorando as recomendações do profissional.

Vale lembrar que nem todos são confiáveis, por isso, se você decidir colocar um piercing, pesquise bem o profissional que você deseja, embora sejam poucos, há aqueles que não tomam as devidas precauções.

Em alguns casos, a infecção pode levar a perda dos dentes, sendo necessário uma prótese dentária.

  1. Danos nos dentes

Pode parecer estranho, mas os danos de piercings podem chegar até os dentes, ainda mais se não tiverem o cuidado necessário.

É muito comum os modelos de piercings serem grandes, portanto, qualquer movimento mais brusco que você fizer pode causar um atrito entre o dente e o piercing, que, a longo prazo, pode acabar danificando-o.

Por mais que pareça algo inofensivo a curto prazo, esses pequenos atritos podem causar danos ao longo do tempo, deixando até mesmo algumas lascas nos dentes, fazendo-se necessário consertar com algum procedimento estético, como a utilização de lente nos dentes, por exemplo.

  1. Endocardite

Endocardite é uma doença que pouca gente conhece, mas que afeta diretamente o fluxo sanguíneo, já que envolve as válvulas cardíacas danificadas.

São casos mais raros, mas os piercings que causaram algum tipo de infecção, podem afetar outras áreas do corpo, como o próprio sistema cardíaco, causando sintomas graves, como:

  • Febre alta;
  • Suor em excesso;
  • Dores no corpo;
  • Tosse e falta de ar.

Entretanto, esse tipo de doença só é causado se você não cuidar do piercing infeccionado logo no começo, deixando com que bactérias e outros microorganismos se instalem em seu corpo, proliferando e causando doenças mais graves, como é o próprio caso da endocardite.

  1. Altera a coloração dos dentes

Seguindo a mesma linha de raciocínio, as infecções, se forem mais leves, podem causar manchas nos dentes, ainda mais se as bactérias continuam se proliferando em sua cavidade bucal.

Dessa maneira, caso você apresente aspectos diferentes em seus dentes, realize um clareamento a laser.

Cuidados a serem tomados

Agora que ficou mais claro os riscos que podem ocorrer com o uso do piercing, vale alertar que isso não significa que você não deve utilizar um, mas sim prestar bastante atenção aos cuidados que foram recomendados pelo profissional.

Dito isso, o primeiro cuidado a se tomar, é justamente procurar por um profissional especializado nessa área, pois é algo que pode acabar causando sérios danos a sua saúde bucal, então não deve ser realizado por qualquer um, mas sim um que tenha um certificado que comprove sua autenticidade.

Outra coisa que se deve tomar cuidado, é acerca da sua higienização. Não basta apenas escolher um profissional adequado, se você não seguir suas recomendações à risca. 

Portanto, mantenha sempre os cuidados em dia, redobrando a higienização pessoal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »