Últimas notícias:

Agosto é o mês de conscientização sobre câncer de pulmão

Agosto é o mês de conscientização sobre câncer de pulmão. A campanha Respire Agosto,  foi criada para chamar a atenção para esse tipo de neoplasia, cuja incidência global pode chegar a 2,09 milhões de novos casos por ano e cujo tumor é o que mais mata no mundo, com 1,76 milhão de mortes.
A campanha visa a contribuir para a conscientização quanto à importância da saúde dos pulmões e à prevenção desse tipo de câncer, uma doença silenciosa e que pode ser fatal. O câncer de pulmão é normalmente diagnosticado em estágios avançados, já que os sintomas iniciais da doença não são muito claros. No Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres.
É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.
A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos.
Sobre os fatores de risco, 72% da população e 70% dos pacientes apontam o cigarro como principal fator. Além disso, 95% da população entende que o fumante passivo também é prejudicado. Sobre o diagnóstico, 11% dos pacientes levaram mais de meio ano para iniciar o tratamento e apenas 9% e 17% dos pacientes conhecem tratamentos inovadores como terapia-alvo e imunoterapia, respectivamente.
Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
A taxa de sobrevida relativa em cinco anos para câncer de pulmão é de 18% (15% para homens e 21% para mulheres). Apenas 16% dos cânceres são diagnosticados em estágio inicial (câncer localizado), para o qual a taxa de sobrevida de cinco anos é de 56%.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

Os sintomas podem demorar a aparecer. Às vezes, médicos encontram um câncer de pulmão por acaso ao solicitar uma radiografia por algum outro problema.

Quando as pessoas têm sintomas de câncer de pulmão, em geral elas apresentam:

Tosse

Em geral a tosse é seca, mas pode ser produtiva. Você pode tossir expectoração com rajas de sangue. A tosse pode não ser forte, mas ela não vai embora como acontece com tosses de resfriados.

À medida que o câncer cresce, você pode ter outros sintomas como:

  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Sensação de fraqueza e cansaço
  • Dor torácica

O câncer de pulmão mata com frequência, principalmente se não for encontrado no início.

Quem deve ser triado para câncer de pulmão?

Se você não tiver nenhum sintoma, você deve fazer exames para câncer de pulmão apenas se tiver um risco elevado. Você terá um risco elevado se:

  • Fumou muito por muito tempo E
  • Tiver mais de 40 anos

Em geral, os médicos solicitam uma TC de tórax para pessoas de alto riso. Examinar outras pessoas não parece salvar muitas vidas.

Como posso prevenir o câncer de pulmão?

Você pode prevenir o câncer de pulmão:

  • Parar de fumar
  • Ficando longe de fumantes
  • Evitando substâncias conhecidas por causarem câncer
Fonte: Por The Manual’s Editorial Staff traduzido por Momento Saúde
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »