Últimas notícias:

Doenças da língua e como tratá-las

Você já ouviu falar nas doenças da língua? Apesar de não serem muito faladas, essas patologias são muito comuns e podem afetar pessoas de todas as faixas etárias. 

Além disso, cada vez mais tem sido necessário evidenciar possíveis patologias em outros tecidos da boca, uma vez que, para muitas pessoas, cuidar da saúde bucal pode significar prestar atenção apenas nos dentes e em sua estética.

Dessa forma, é necessário entender um pouco mais sobre as diferentes doenças que podem surgir, como as próprias enfermidades na língua. 

Essas por sua vez são variadas e podem surgir a partir de uma má higiene bucal, ou até mesmo a ação de vírus, fungos e bactérias no corpo. 

Tendo esse pano de fundo como cenário, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as doenças da língua, bem como suas causas e o que acontece com o agravamento de algumas situações. 

Além disso, entenda a importância de sempre visitar um consultório dentista para acompanhamentos de rotina e manutenção da saúde bucal. 

Quais são as principais doenças que afetam a língua?

Assim como afirmado anteriormente, a saúde bucal é muito mais do que apenas a boa aparência ou suposta saúde dos dentes. 

Isso porque, o surgimento de doenças em outros tecidos pode colocar em risco a saúde da boca como um todo. 

Um exemplo dessa questão é justamente a língua. Isso porque, o acúmulo de sujeira na língua, por exemplo, pode se desenvolver através de escovações que só se aplicam aos dentes. 

Além disso, pode causar o mau hálito, o que pode provocar a proliferação de bactérias na boca da mesma forma, podendo causar cáries e gengivite. 

Justamente por isso que além de escovar a língua, é necessário observá-la a fim de entender se ela está saudável ou apresenta algum sintoma. Caso apresente, é necessário procurar consultórios odontológico.

Portanto, confira a seguir alguns dos principais problemas bucais que podem afetar a língua:

  • Aftas;
  • Candidíase oral;
  • Câncer de língua;
  • Língua preta pilosa;
  • Macroglossia;
  • Pênfigo vulgar.

Esses são os principais sinais que devem ser observados para evitar todo e qualquer tipo de problema na língua. 

Como identificar as doenças na língua?

A observação dos tecidos do corpo é uma ação necessária. Isso porque, ele fala através de sintomas e sinais para mostrar que alguma coisa não está funcionando como deveria. É justamente dessa forma que funciona a saúde bucal.

Nos casos relacionados a doenças na língua, é possível observar diferentes sintomas, principalmente quando o paciente faz uso de um aparelho de dente transparente, por exemplo. 

Em resumo, as características vão depender da causa da doença, como por exemplo, o câncer na língua pode provocar feridas e uma aparência esbranquiçada. 

Entretanto, já o acúmulo de sujeira na língua irá formar uma superfície branca, que irão tapar as papilas gustativas fazendo com que o paciente não sinta o mesmo gosto das coisas e tenha halitose, que nada mais é do que mau hálito. 

Justamente por isso é necessário fazer consultas de rotina ao dentista, para que, ele possa avaliar a saúde bucal e identificar esses sinais de forma mais criteriosa, uma vez que ele é um profissional da área. 

Vale lembrar que diversos problemas com a língua podem acontecer com crianças e portanto é necessário buscar por um dentista para criança.

Quais as dicas para evitar essas doenças?

Para evitar o surgimento de doenças na língua, é necessário tomar atitudes de prevenção que previnem a maioria das ações de bactérias e microrganismos na boca, como por exemplo uma melhor higiene bucal. 

Ou seja, escove os dentes, a língua e não esqueça de usar o fio dental para uma limpeza completa da boca. Além disso, repita esse hábito após todas as suas refeições, ou seja, no mínimo três vezes ao dia. 

Para além disso, não se esqueça de ingerir bastante água, uma vez que é possível desenvolver problemas bucais devido a boca seca e a falta de saliva. 

Dessa mesma forma, tenha uma dieta balanceada ingerindo alimentos que fortalecem a saúde bucal e diminuindo a quantidade de açúcar. 

Isso porque, alimentos ricos em glicose são verdadeiros vilões para a saúde da boca uma vez que favorecem o desenvolvimento e aumento de bactérias bucais. 

Por último, mas não menos importante, visite um dentista regularmente através de clínicas odontológicas sp, para que ele possa fazer avaliações e acompanhar sua saúde bucal de forma a descobrir problemas de maneira precoce para tratamentos mais eficazes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »