Últimas notícias:

5 doenças diagnosticadas através da saúde bucal

A boca é uma parte de extrema importância para todo o organismo, pois funciona como se fosse uma porta de entrada. Pensando assim, manter uma boa saúde bucal é fundamental para conseguir evitar que problemas se alastram para o resto do corpo. 

Então, é relevante conhecer algumas doenças que podem ser diagnosticadas através da saúde oral.

Antes de falar sobre esse tipo de doença, é sempre bom ressaltar que o cuidado com a higiene vai muito além de uma questão estética. 

Principalmente para aquelas pessoas que utilizam um aparelho invisível, por exemplo, pois pode haver uma maior proliferação de bactérias, causando ainda mais complicações no corpo.

Dessa maneira, é justamente por isso que se deve conhecer algumas doenças que se manifestam pela boca, bem como a forma que elas acontecem. 

Assim, será possível evitar e saber qual é o tratamento mais adequado para o problema que  estiver passando, ainda mais se tiver uma Prótese dentaria.

Doenças que podem ser diagnosticadas

A boca é uma parte que também integra o organismo, então as pessoas devem se livrar desse pensamento ultrapassado que apenas doenças bucais podem ser percebidas. 

Já que é pelo contrário, pois diversas doenças que afetam o corpo inteiro podem ser manifestadas nessa região, ainda mais após o implante dentário antes e depois.

Pensando dessa maneira, é importante destacar algumas doenças que são mais fáceis de serem identificadas pela boca.

  1. Anemia

Algumas pessoas até têm essa noção, mas nunca pararam para pensar realmente nessa possível relação entre a saúde bucal e a anemia. 

Isso porque, é uma doença que causa fraqueza, devido a queda de hemoglobina no sangue, decorrente da falta de ferro.

Essa doença pode começar se manifestando pela boca, causando uma palidez nas regiões mucosas, que podem até mesmo causar manchas nos dentes. Nesse caso, é preciso pesquisar mais sobre os tipos de clareamento dental.

  1. Diabetes

A diabetes é uma doença que causa diversos malefícios à saúde, que pode baixar até mesmo a imunidade. 

Em conjunto com isso, pode-se perceber uma dificuldade na cicatrização de lesões, que são ainda mais perceptíveis quando faz alguma cirurgia, como uma extração dentária, por exemplo.

  1. Leucemia

Essa é uma doença que é extremamente perigosa para o organismo, mas muito silenciosa no começo, deixando apenas alguns rastros. 

Então, um deles pode ser percebido pela presença de um inchaço na gengiva e, em alguns casos, um sangramento constante, que é manifestado, em primeiro lugar. 

  1. Doenças autoimunes

Não listando apenas uma doença autoimune, mas sim várias, já que dependendo de qual for, podem aparecer diferentes sintomas no corpo. 

Sendo um deles, o surgimento de manchas, podendo até mesmo aparecer nos dentes, necessitando pesquisar mais sobre valor clareamento dental, para remover o quanto antes e seguir com o tratamento.

  1. Cirrose hepática

A cirrose hepática começa com sintomas que podem ser percebidos de maneira fácil, nos quais os principais são:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dores de barriga;
  • Febre;
  • Fadiga.

Porém, quando se fala sobre manifestar na boca, ocorre uma alteração na coloração das mucosas, deixando em um tom muito específico dessa doença. 

Então, acaba sendo mais fácil de perceber quando a pessoa pode estar com cirrose hepática.

Importância de manter uma boa rotina e realizar autoexames

Agora que ficou fácil de entender quais são os principais problemas que se manifestam pela boca, é pertinente falar um pouco sobre a importância de ter uma boa rotina, que seja saudável e traga benefícios para seu corpo.

A primeira coisa é acerca do autoexame, isso não quer dizer que deva deixar de lado as consultas profissionais, já que é através disso, que é possível conseguir um tratamento. 

Porém, sempre que notar algo de anormal em seu corpo por causa de algum autoexame, é a hora de ir ao médico e ver o que está acontecendo.

De forma constante, também é fundamental manter rotinas recorrentes e saudáveis, principalmente quando se fala sobre higienização bucal, realizando a escovação ao menos três vezes ao dia, dando ênfase no pós-refeição, que é quando acumula um maior número de bactérias.

Por fim, a principal coisa é fazer exames de rotina regularmente com profissionais adequados, não somente na boca, mas em todas as partes do organismo, para evitar o surgimento de algum problema.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »