Últimas notícias:

SUS fornecerá remédio Zolgensma para Ame

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (3.dez.2022) que o medicamento Zolgensma será incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde). A decisão vem depois de parecer favorável emitido pelo Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde). O remédio é usado para tratar crianças de até 6 meses diagnosticadas com AME (atrofia muscular espinhal) do tipo 1 e que estejam fora de ventilação evasiva por mais de 16 horas diárias. 

O preço proposto pela indústria farmacêutica para incorporação da droga no SUS é de R$ 5,7 milhões por paciente.

A AME é uma doença rara e degenerativa, passada de pais para filhos. Interfere na capacidade do corpo de produzir um tipo de proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.  Varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (2ª ou 3ª década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas.  Os principais sinais incluem:

-Perda do controle e de forças musculares; 

-Incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção; 

-Incapacidade/dificuldade de engolir; 

-Incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça; 

-Incapacidade/dificuldade de respirar

Fonte: Agência Brasil

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »