Últimas notícias:

O que é o tártaro e como remover?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre uma placa que recobre os dentes, mas por algumas vezes não sabem que se chama tártaro.

Tártaro nada mais é do que aquela “pedrinhas” que se formam no pé da gengiva, entre os dentes, sobre os dentes e é muito difícil de remover, aquele restinho de comida que você não escova direito ele acontece quando deixa-se esse resto de comida por um tempo na boca e acaba virando placa, ou aquela massinha mais amolecida que fica entre os dentes.

Com o passar do tempo, a placa começa a ser banhada pela saliva, e a saliva é rica em sais de cálcio.

Esse cálcio que está na saliva, passa a agregar nessa placa amolecida que vai começar a endurecer lentamente, virando essa formação mineral que é conhecida como tártaro ou, tecnicamente, cálculo dental.

Uma vez que ele está bem aderido ao dente, ele não sai na escovação e nem com fio dental, somente com a profilaxia, que é uma limpeza profissional realizada pelo dentista do plano odontológico empresarial.

Como o tártaro é formado? 

O tártaro é formado por uma base de bactérias, geralmente quando a pessoa não realiza a higienização bucal com a escova e o fio dental da forma correta, ele se calcifica através da composição mineral que a gengiva possui.

Então, quando tártaro não é removido, além de causar o mau hálito, você irá ficar com aquelas bactérias em contato o tempo todo, com o seu dente e a sua gengiva, podendo suceder a doenças mais graves, tendo a necessidade de ir no dentista do plano dental para mei.

A sua remoção é extremamente importante, porque ele por si só pode ser uma barreira para dificultar a higiene, facilitando o acúmulo de mais placas amolecidas, que poderão suceder a mais tártaros.

Além de causar problemas como a gengivite, que é uma inflamação da gengiva, que cursa com o aumento da gengiva, um inchaço, que a faz sangrar e, por vezes, dolorida, o tártaro pode causar uma inflamação no osso que fica em volta do dente, podendo fazer com que o paciente perda até mesmo o elemento dentário.

O que causa tártaro no dente?

Muitas pessoas não sabem o que pode causar ao tártaro, mas algumas atitudes básicas, são suficientes para o aparecimento dessa doença. Basicamente, é necessário algumas ações para o aparecimento do tártaro, como:

  • Restos de alimentos acumulados;
  • Não fazer uma boa higienização;
  • Aparecimento de placas bacterianas;
  • Comer carboidratos e açúcares em excesso.

O tártaro só aparece quando encontra placas bacterianas juntamente com a má higienização bucal, o seu aparecimento pode ser nos dentes embaixo da gengiva, por isso de forma imediata é necessário ir ao dentista do plano saúde dental.

Não importa se os implantes ou aparelho ortodôntico, se não tiver o hábito de fazer a higiene bucal diariamente, você irá sofrer de tártaro. Pelo simples fato da pessoa possuir placas bacterianas endurecidas, o tártaro poderá desenvolver mau hálito.

O tártaro também só pode ser retirado por meio do dentista, com base nos benefícios plano odontológico empresas, se a pessoa demorar para fazer o tratamento e ir ao dentista, ela poderá sofrer com a perda do elemento dentário indo de forma rápida ao dentista para que ele não venha se desenvolver.

Como saber se você tem tártaro?

Como a placa bacteriana é transparente, por algumas vezes, não é possível visualizar a olho nu, esse é um dos motivos de você ir ao dentista regularmente, porque dependendo da situação, somente o profissional consegue visualizar a placa e fazer a retirada dela.

Quando a placa bacteriana fica endurecida pela saliva e se forma o tártaro, é fácil de visualizar, geralmente, o sinal mais comum que o paciente pode visualizar é uma coloração amarelada nas regiões da margem gengival.

Após a visualização do tártaro é necessário pesquisar sobre o dentista preços e ir no melhor profissional, ele fará uma raspagem para realizar a remoção dessa placa bacteriana que foi calcificada, podendo evitar que o paciente sofra com uma gengivite ou uma perda de dente

Como evitar a formação do tártaro?

Para prevenção do tártaro, a melhor maneira, é está fazendo uma higienização bucal diária, Isso inclui, escovar os dentes corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, principalmente à noite, porque é a hora que se acumula mais bactérias, por isso a escovação principal é na hora de dormir.

É fundamental fazer sempre a utilização do fio dental corretamente, isso porque o fio dental consegue limpar onde a escova não alcança e principalmente fazer a higienização da língua. Também é de extrema importância cuidar da alimentação.

Não deve ser proibido completamente a ingestão de doces e carboidratos, mas é necessário tomar cuidado e não ingerir com excesso, porque pode ajudar na proliferação das bactérias e na formação do tártaro, podendo desenvolver até mesmo outras doenças como a cárie, o passo mais importante é ir ao dentista regularmente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »