Últimas notícias:

Falta de dormir adolescentes aumentam o risco de ter esclerose múltipla

QUARTA-FEIRA, 1º de fevereiro de 2023 (HealthDay News) – De acordo com um estudo publicado on‑line em 23 de janeiro no periódico Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, o sono insuficiente e de baixa qualidade durante a adolescência pode aumentar o risco subsequentemente de desenvolver esclerose múltipla.

Torbjörn Åkerstedt, Ph.D., da Universidade de Estocolmo, e colegas avaliaram o impacto da duração do sono, interrupção do ciclo circadiano e qualidade do sono no risco de esclerose múltipla. A análise incluiu 2.075 casos de esclerose múltipla e 3.164 controles.

Os pesquisadores observaram que, em comparação com o sono de sete a nove horas por noite durante a adolescência, a curta duração do sono (menos de sete horas por noite) estava associada a um risco aumentado de desenvolver esclerose múltipla (razão de chances: 1,4). A baixa qualidade do sono autorrelatada durante a adolescência também aumentou o risco de desenvolver esclerose múltipla subsequentemente (razão de chances: 1,5). No entanto, a alteração da fase não influenciou significativamente o risco de esclerose múltipla. Os achados permaneceram semelhantes quando a análise excluiu aqueles que trabalhavam em turnos.

“O sono insuficiente e de baixa qualidade durante a adolescência aumentou o risco de esclerose múltipla de forma dose-dependente. A mudança no tempo de sono entre os dias de trabalho/escola e finais de semana/dias livres não influenciou o risco da doença”, escreveram os autores. “Intervenções educacionais direcionadas aos adolescentes e a seus pais sobre as consequências negativas do sono insuficiente para a saúde são de suma importância.”

Fonte: HealthDay traduzido por Momento Saúde

Correspondência para Dra. Anna Karin Hedström, Departamento de Neurociência Clínica, Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia; anna.hedstrom@ki.se

Resumo/texto completo da pesquisa original

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »