Últimas notícias:

Medicamentos Manipulados: entenda suas vantagens!

Nos dias de hoje, médicos e pacientes têm utilizado mais e mais os medicamentos manipulados ao invés dos industrializados, mas pouca gente ainda entende do que se trata. Para ajudar nossos leitores, vamos explicar e mostrar suas vantagens a seguir.

O que são os medicamentos manipulados?

Medicamentos manipulados são medicamentos personalizados feitos a partir de formulações originais, que são preparadas e dosadas de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Esses medicamentos são elaborados e testados por um farmacêutico em uma farmácia de manipulação e são preparados a partir de matérias-primas selecionadas e autorizadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

Esses medicamentos podem incluir formulações de medicamentos comerciais disponíveis, mas também podem ser feitos a partir de formulações exclusivas, com doses específicas ou combinações de medicamentos para atender às necessidades individuais de cada paciente. 

Entendendo as vantagens dos medicamentos manipulados

Um dado interessante sobre os medicamentos manipulados é que eles também podem ser úteis para pacientes com intolerância a alguns componentes de medicamentos comerciais. Os medicamentos manipulados oferecem várias vantagens em comparação com os medicamentos comerciais, incluindo:

Personalização 

Uma das principais vantagens dos medicamentos manipulados é que eles podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada paciente. Isso significa que eles podem ser feitos com doses específicas ou combinações de medicamentos que podem ser mais eficazes para um paciente em particular.

Tratamento de intolerância a componentes

Algumas pessoas podem ter intolerância a alguns componentes de medicamentos comerciais, como corantes ou conservantes. Com medicamentos manipulados, os farmacêuticos podem remover ou reduzir esses componentes para tornar o medicamento mais tolerável para o paciente.

Disponibilidade dos medicamentos

Alguns medicamentos comerciais podem estar temporariamente ou permanentemente fora de estoque ou não disponíveis em algumas regiões. Com medicamentos manipulados, os pacientes podem ter acesso a um medicamento mesmo se ele não estiver disponível comercialmente. Além disso, podem ser feitos na dose específica recomendada pelo médico, não tendo que usar apenas o padrão da indústria.

Custo

Em alguns casos, os medicamentos manipulados podem ser mais acessíveis do que os medicamentos comerciais, pois não envolvem o custo de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e marketing de medicamentos comerciais. Além disso, você pode comprar somente a quantidade recomendada para uso pelo médico, já que com medicamentos industrializados, muitas vezes temos que levar uma caixa de 30 comprimidos por exemplo e só precisamos de 12.

Segurança

Os medicamentos manipulados são feitos por farmacêuticos treinados e autorizados, usando matérias-primas selecionadas e autorizadas pelo Conselho Federal de Farmácia. Isso garante a segurança e a qualidade dos medicamentos manipulados.Além de serem periodicamente auditados pelo conselho para que sigam as regras e padrões científicos recomendados.

Em resumo, os medicamentos manipulados são uma opção viável para aqueles que procuram tratamento personalizado, seguro e acessível. No entanto, é importante consultar um médico ou farmacêutico antes de começar a usar qualquer medicamento, incluindo medicamentos manipulados.

Considerações finais

Podemos concluir que os medicamentos manipulados são uma alternativa personalizada e adaptada às necessidades específicas de cada paciente, e podem ser uma opção viável para aqueles que não conseguem encontrar um medicamento comercial que atenda às suas necessidades.

Por fim, já abordamos em outro artigo sobre o papel das proteínas no tratamento do câncer, leia e saiba tudo sobre elas!

Caso você leitor possua alguma dúvida, pode deixar nos comentários!

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter