Últimas notícias:

O que são doenças reumáticas?

Doenças reumáticas são um grupo de doenças que mataram o sistema musculoesquelético do corpo humano, incluindo ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. Essas doenças podem ser inflamatórias ou degenerativas, e podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo genética, idade, estilo de vida e exposição a determinadas substâncias.

Algumas das doenças reumáticas mais comuns incluem osteoartrite, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, fibromialgia e gota. Essas doenças podem causar dor, rigidez, dificuldade e dificuldade de movimento nas articulações e nos músculos afetados. Além disso, muitas doenças reumáticas também podem afetar outros órgãos e sistemas do corpo, como o coração, os pulmões e os rins.

O tratamento das doenças reumáticas pode envolver uma combinação de medicamentos, fisioterapia, exercícios físicos, dieta e mudanças no estilo de vida. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e prevenir danos futuros às articulações e outros órgãos afetados. O diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para minimizar o impacto dessas doenças na qualidade de vida do paciente.

As doenças reumáticas autoimunes compreendem diversas síndromes como:

  • Miosite autoimune
  • Fascite eosinofílica
  • Doença mista do tecido conjuntivo
  • Policondrite recidivante
  • Síndrome de Sjögren
  • Lúpus eritematoso sistêmico
  • Esclerodermia

A artrite reumatoide e as espondiloartropatias e suas variantes são, provavelmente, imunomediadas. Os gatilhos e a fisiopatologia desses distúrbios não são inteiramente compreendidos, mas muitos aspectos da patogenia estão sendo esclarecidos, permitindo o desenvolvimento de tratamentos mais específicos.

Os pacientes com distúrbios reumáticos autoimunes têm risco aumentado de aterosclerose.

Em geral, os pacientes que recebem doses moderadas de corticoides mais outros imunossupressores devem receber profilaxia para infecções oportunistas, como Pneumocystis jirovecii .

Corticoides também aumentam o risco de osteoporose.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »