Últimas notícias:

Anticoncepcionais e risco câncer mama

A relação entre o uso de anticoncepcionais e o risco de câncer de mama é um tópico complexo e ainda objeto de estudos e pesquisas. Aqui estão algumas informações gerais que podem ajudar a entender melhor essa questão:

Uso de contraceptivos orais combinados: Alguns estudos sugerem que o uso de contraceptivos orais combinados (que contêm estrogênio e progestina) pode estar associado a um aumento leve no risco de câncer de mama. No entanto, os resultados são inconsistentes e variam de acordo com fatores individuais, como idade, duração do uso e histórico familiar de câncer de mama.

Qual o risco?

O risco é relativo mas o aumento de câncer de mama associado ao uso de contraceptivos orais combinados é considerado pequeno e diminui após a interrupção do uso. É importante lembrar que o risco absoluto de desenvolver câncer de mama devido ao uso de contraceptivos orais é baixo, especialmente em mulheres jovens.

Já os Contraceptivos hormonais de longa duração, alguns estudos indicam que contraceptivos hormonais de longa duração, como o DIU hormonal e o implante subdérmico, podem ter um risco menor de câncer de mama em comparação com os contraceptivos orais combinados.

Benefícios dos contraceptivos hormonais

Entretanto é importante considerar os benefícios dos contraceptivos hormonais na prevenção da gravidez indesejada, controle de menstruação dolorosa e regularidade menstrual. Esses benefícios devem ser pesados em relação aos potenciais riscos, e cada mulher deve discutir suas opções contraceptivas com seu médico.

Avaliação individualizada

A avaliação do risco de câncer de mama e a escolha do método contraceptivo devem ser individualizadas. É essencial discutir suas preocupações e histórico médico com seu médico, que poderá orientar sobre as opções contraceptivas mais adequadas com base em seu perfil de saúde.

Portanto lembre-se de que o câncer de mama é influenciado por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e hormonais. Além do uso de contraceptivos hormonais, outros fatores, como histórico familiar, idade, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool, também podem contribuir para o risco de desenvolver câncer de mama. É importante realizar exames de rotina, como a mamografia, e estar atenta a quaisquer alterações nas mamas, relatando-as prontamente ao seu médico.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »