Últimas notícias:

Bronquiolite

A bronquiolite é uma infecção viral que afeta o trato respiratório inferior de bebês e crianças com menos de 24 meses de idade.

A bronquiolite geralmente é causada por vírus.

Os sintomas incluem coriza, febre, tosse, respiração ruidosa e dificuldade para respirar.

O diagnóstico é baseado nos sintomas e no exame físico.

A maioria das crianças passa bem em casa e se recupera em alguns dias, mas algumas precisam ser hospitalizadas.

O tratamento consiste principalmente em apoiar a criança durante a doença com fluidos e, ocasionalmente, com oxigênio.

Os bronquios e bronquíolos

As vias aéreas se assemelham a uma árvore de cabeça para baixo. O tronco é a traqueia (traquéia), que se ramifica em grandes vias aéreas chamadas brônquios. Os próprios brônquios se ramificam muitas vezes em vias aéreas menores, terminando nas menores vias aéreas, que são chamadas de bronquíolos. Os bronquíolos têm apenas meio milímetro (ou 2/100 de polegada) de diâmetro. Suas paredes têm uma camada fina e circular de músculo liso que pode relaxar ou se contrair, alterando, assim, o tamanho das vias aéreas.

A bronquiolite geralmente afeta crianças com menos de 24 meses de idade e é mais comum entre bebês com menos de 6 meses de idade. Durante o primeiro ano de vida, a bronquiolite afeta cerca de 11 em cada 100 crianças. No entanto, durante algumas epidemias, uma proporção muito maior de bebês é afetada. A maioria dos casos ocorre entre novembro e abril, com pico de incidência durante janeiro e fevereiro.

Causas da bronquiolite

A bronquiolite é mais frequentemente causada por:

  • Vírus sincicial respiratório (RSV)
  • Vírus do resfriado comum ( rinovírus )
  • Parainfluenza e outros vírus

A infecção por qualquer um desses vírus pode causar inflamação das vias respiratórias. A inflamação faz com que as vias respiratórias se estreitem, obstruindo o fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões. Em casos graves, as crianças apresentam baixo nível de oxigênio na corrente sanguínea.

A infecção pode ser mais comum ou mais grave entre bebês cujas mães fumam cigarros, especialmente aqueles que fumaram durante a gravidez. A infecção parece ser menos comum entre bebês amamentados. Pais e irmãos mais velhos podem ser infectados com o mesmo vírus, mas para eles o vírus geralmente causa apenas um leve resfriado.

Sintomas de bronquiolite

A bronquiolite começa com sintomas de resfriado – coriza, espirros, febre baixa e um pouco de tosse . Depois de vários dias, as crianças desenvolvem dificuldade para respirar, com respiração rápida e tosse com piora. Normalmente, as crianças emitem um som agudo ao expirar ( respiração ofegante ). Na maioria dos bebês, os sintomas são leves. Embora os bebês possam respirar um tanto rápido e estar muito congestionados, eles estão alertas, felizes e comendo bem.

Bebês afetados mais gravemente respiram rápida e superficialmente, usam muito os músculos respiratórios para respirar e têm as narinas dilatadas. Eles parecem agitados e ansiosos e podem ficar desidratados devido a vômitos e dificuldade para beber. A febre geralmente está presente, mas nem sempre. Algumas crianças também desenvolvem uma infecção no ouvido. Bebês prematuros ou menores de 2 meses às vezes têm episódios em que param de respirar brevemente (apneia). Em casos muito graves e incomuns, a criança pode ficar azulada ao redor da boca devido à falta de oxigênio.

Diagnóstico de Bronquiolite

  • Avaliação de um médico
  • Oximetria de pulso
  • Às vezes, esfregaço de muco ou radiografia de tórax

O médico baseia o diagnóstico de bronquiolite nos sintomas e no exame físico. Os médicos medem os níveis de oxigênio no sangue colocando um sensor em um dedo ( oximetria de pulso ).

Para casos graves, os médicos às vezes limpam o muco de dentro do nariz para tentar identificar o vírus em laboratório ou fazer uma radiografia de tórax . Outros testes de laboratório podem ser feitos.

Prognóstico de bronquiolite

A maioria das crianças se recupera em casa em 3 a 5 dias. No entanto, a respiração ofegante e a tosse podem continuar por 2 a 4 semanas. Com os devidos cuidados, a chance de desenvolver consequências graves devido à bronquiolite é baixa, mesmo para crianças que precisam ser hospitalizadas.

Algumas crianças têm episódios repetidos de chiado no peito depois de apresentar bronquiolite.

Tratamento da bronquiolite

Em casa, fluidos por via oral

No hospital, oxigenoterapia e fluidos por veia

Tratamento em casa

A maioria das crianças pode ser tratada em casa com líquidos e medidas de conforto.

Durante a doença, podem ser administradas pequenas alimentações frequentes com líquidos claros. O aumento da dificuldade respiratória, a descoloração azulada da pele, a fadiga e a desidratação indicam que a criança deve ser hospitalizada.

Já em crianças com doença cardíaca congênita ou pulmonar ou sistema imunológico debilitado podem ser hospitalizadas mais cedo e têm muito mais probabilidade de adoecerem por causa da bronquiolite.

Tratamento hospitalar

No hospital, os níveis de oxigênio são monitorados com um sensor conectado a um dedo da mão ou do pé, e o oxigênio é fornecido por uma tenda de oxigênio, tubo nasal (cânula) ou máscara facial (consulte Administração de oxigênio ). Raramente, um ventilador (uma máquina de respiração que ajuda o ar a entrar e sair dos pulmões) pode ser necessário para auxiliar a respiração.

Os líquidos são administrados por veia, se a criança não conseguir beber adequadamente.

Drogas inaladas que abrem as vias respiratórias (broncodilatadores) podem ser experimentadas. Embora esses medicamentos aliviem a sibilância e o estreitamento das vias aéreas causados ​​pela asma , sua eficácia no tratamento da bronquiolite é questionável. Os corticosteróides (para suprimir a inflamação) podem ser benéficos para algumas crianças.

Os médicos não usam mais o antiviral ribavirina (administrado por nebulizador), exceto para crianças cujo sistema imunológico está extremamente fraco e cuja infecção é grave. Os antibióticos não são úteis, a menos que a criança também tenha uma infecção bacteriana.

Prevenção

Crianças com alto risco de complicações graves, como aquelas com doença cardíaca congênita grave ou que nasceram muito prematuras, podem receber palivizumabe para ajudar a prevenir a infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) . Palivizumab é um anticorpo contra o RSV.

Fonte: Por Rajeev Bhatia, MD, Phoenix Children’s Hospital traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »