Últimas notícias:

Medicamentos utilizados no tratamento da esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central. Existem diferentes tipos de medicamentos usados no tratamento da EM, que podem variar de acordo com a forma da doença, a gravidade dos sintomas e as características individuais de cada paciente.

Alguns dos medicamentos comumente prescritos

Alguns dos medicamentos comumente prescritos para a esclerose múltipla incluem:

  • Interferons: Os interferons beta, como o interferon beta-1a e o interferon beta-1b, são medicamentos injetáveis que ajudam a reduzir a frequência e a gravidade das recaídas da EM. Eles também podem retardar a progressão da doença.
  • Acetato de glatirâmer: É outro medicamento injetável que ajuda a reduzir o número de recaídas na EM recorrente-remitente. O acetato de glatirâmer é um polímero sintético que imita algumas proteínas encontradas no cérebro, ajudando a modular o sistema imunológico.
  • Natalizumabe: É um medicamento administrado por infusão intravenosa que é utilizado em pacientes com formas mais graves de EM. O natalizumabe funciona bloqueando a adesão e a migração de células imunes no cérebro, reduzindo a inflamação.
  • Fingolimode: É um medicamento oral que modula o sistema imunológico, impedindo a saída de linfócitos do sistema linfático para o sistema nervoso central. Isso reduz a inflamação e a ocorrência de recaídas.
  • Teriflunomida: É outro medicamento oral que inibe a proliferação de células imunes envolvidas na inflamação da EM. Ele ajuda a reduzir a atividade da doença e atrasar a progressão.
  • Alemtuzumabe: É um medicamento administrado por infusão intravenosa que modula o sistema imunológico. É utilizado principalmente em pacientes com formas mais ativas da doença.

Tratamento

Esses são apenas alguns exemplos de medicamentos para a esclerose múltipla. O tratamento adequado dependerá das características individuais de cada paciente, e apenas um profissional de saúde qualificado poderá avaliar e prescrever o tratamento mais adequado para cada caso.

Sempre consulte um profissional de saúde qualificado para obter orientação médica precisa.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »