Últimas notícias:

Câncer de mama na pré e pós-menopausa aumenta em todo o mundo

De acordo com um estudo publicado na edição de agosto do periódico The Lancet Global Health, existem evidências de um aumento na carga de câncer de mama em mulheres na pré e pós-menopausa em todo o mundo.

Emily Heer, do Alberta Health Services em Calgary, Canadá, e colegas conduziram uma análise de base populacional sobre a incidência e mortalidade global por câncer de mama em mulheres na pré e pós-menopausa.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 645 mil casos de câncer de mama na pré-menopausa e 1,4 milhão na pós-menopausa foram diagnosticados em todo o mundo;

Em cada grupo perimenopausal, houve mais de 130.000 e 490.000 mortes, respectivamente. Em comparação com países de maior renda, países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento enfrentavam uma maior carga de câncer de mama na pré-menopausa tanto em termos de novos casos quanto de mortes.

A maior incidência de câncer de mama na pré e pós-menopausa foi observada em países com IDH muito alto (30,6 e 253,6 casos por 100.000, respectivamente), enquanto a maior mortalidade na pré e pós-menopausa foi observada em países com IDH baixo e médio (8,5 e 53,3 mortes por 100.000, respectivamente). Foram observados aumentos significativos nas taxas de incidência padronizadas por idade para câncer de mama na pré e pós-menopausa em 20 e 24 de 44 populações, respectivamente.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para Foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O aumento exclusivo na pré-menopausa ocorreu principalmente em países de alta renda, enquanto em países em transição o aumento na carga de câncer de mama na pré-menopausa foi mais notável.

“Nosso estudo fornece evidências de um aumento na carga de câncer de mama na pré e pós-menopausa em todo o mundo e de grandes desigualdades no tratamento do câncer de mama”, escreveram os autores.

Fonte: Health Day traduzido por moMomento Saúde

INCA – Instituto Nacional de Câncer

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »