Últimas notícias:

Doença de Bowen

A doença de Bowen ocorre com maior frequência em áreas da pele expostas ao sol, mas podem ocorrer em qualquer área.

Pode haver vários carcinomas ou apenas alguns. A pele afetada fica de cor vermelha parda, escamosa ou crostosa, plana e, por vezes, assemelha-se a uma placa de psoríase, a uma dermatite ou a uma infecção fúngica (chamada tínea).

O médico pode extrair o câncer na consulta por meio de raspagem e queimadura com uma agulha elétrica (um procedimento chamado curetagem e eletrodissecação) ou através de ressecção. O médico pode eliminar o câncer usando frio extremo (criocirurgia), eletrocauterização ou pela aplicação de um medicamento para quimioterapia na pele.

Como muitos carcinomas de células escamosas parecem estar relacionados à exposição aos raios UV, o médico recomenda uma série de medidas para limitar a exposição aos raios UV que devem começar já no início da infância:

  • Evitar o sol: por exemplo, ficar na sombra, minimizar as atividades ao ar livre entre 10 Hs e 16Hs (quando os raios do sol estão mais fortes) e evitar banhos de sol e o uso de bronzeamento artificial
  • Usar vestuário de proteção: por exemplo, camisas de mangas compridas, calças e chapéu de aba grande
  • Usar protetor solar: no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 30 com proteção contra raios UVA e UVB usado conforme as instruções e reaplicado a cada 2 horas e depois de nadar ou transpirar, mas não usado para prolongar a exposição solar.
O carcinoma de células escamosas é um câncer que começa nas células escamosas da pele.
As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

O carcinoma de células escamosas, o segundo tipo mais comum de câncer de pele depois do carcinoma basocelular, costuma desenvolver-se nas zonas expostas ao sol, mas pode crescer em qualquer parte da pele ou na boca, onde a exposição solar é mínima. Entretanto, pessoas que tiveram sua pele mais exposta ao sol têm mais risco de desenvolverem câncer de pele de células escamosas. As pessoas de pele clara são muito mais suscetíveis ao carcinoma de células escamosas do que as de pele escura.

O carcinoma de células escamosas pode surgir na pele normal, mas é mais provável que se manifeste na pele danificada. Esses danos incluem:

  •  Na boca, tumores de pele pré-cancerosos aparecem como manchas brancas ou vermelhas (leucoplasia ou eritroplasia).
  • A doença de Bowen e, possivelmente, os ceratoacantomas são formas de carcinoma de células escamosas.

Sintomas

O carcinoma de células escamosas é caracterizado por sua aparência espessa, descamativa e irregular, mas pode ter aparências diversas, e o médico pode suspeitar de inflamações em superfícies expostas ao sol que não cicatrizam.

O carcinoma de células escamosas começa como uma zona vermelha de superfície em crosta e escamosa. Quando aumenta, o tumor pode ficar um pouco alto e duro, às vezes com superfície parecida à superfície de uma verruga. O câncer acaba se tornando uma ferida aberta e cresce atingindo os tecidos subjacentes.

Diagnóstico

Quando os médicos suspeitam da existência de um carcinoma de células escamosas, eles realizam uma biópsia para diferenciar o câncer de outras doenças de aspecto semelhante. Em uma biópsia, os médicos retiram um pedaço do tumor e o examinam ao microscópio.

Prognóstico

Geralmente, o prognóstico é excelente para pequenos tumores removidos precocemente e de maneira adequada. O tratamento é geralmente eficaz e a maioria das pessoas sobrevive. A maioria dos carcinomas de células escamosas afeta apenas a área ao redor, penetrando nos tecidos próximos. Porém, alguns se espalham (formam metástases) para partes distantes do corpo, na pele próxima e em gânglios linfáticos, e acabam indo para órgãos próximos, e podem ser fatais.

Portanto tumores com mais de dois centímetros de diâmetro ou que crescem mais de dois milímetros de profundidade, ou tumores que ocorrem próximo às orelhas e lábios, em cicatrizes ou ao redor de nervos são mais prováveis de se espalhar. Cerca de um terço dos casos de câncer na língua ou na boca sofreu metástases antes do diagnóstico.

Se o câncer for tratado antes de formar metástases, a pessoa geralmente fica curada. Porém, se o câncer formar metástases, a chance de sobreviver nos próximos 5 anos, mesmo com o tratamento, é de apenas 34%.

Inchaços espessos e escamosos surgem na pele e não saram.

Para diagnosticar o câncer, os médicos fazem uma biópsia.

O tratamento com cirurgia, medicamentos quimioterápicos aplicados na pele e, às vezes, radioterapia geralmente eliminam o câncer, a não ser que ele tenha se espalhado.

Se o câncer se espalhar para outras partes do corpo, pode ser fatal.

Tumores de pele pré-cancerosos causados por exposição anterior ao sol (ceratoses actínicas)

Úlceras crônicas na pele ou nas membranas mucosas (como aquelas que revestem os olhos, nariz e os pulmões) ou genitais

Pele marcada por cicatrizes, principalmente por queimaduras

Tumores de pele pré-cancerosos causados por exposição anterior ao sol (ceratoses actínicas)

Úlceras crônicas na pele ou nas membranas mucosas (como aquelas que revestem os olhos, nariz e os pulmões) ou genitais

Pele marcada por cicatrizes, principalmente por queimaduras.

Fonte: Por Gregory L. Wells, MD, Ada West Dermatology, St. Luke’s Boise Medical Center, and St. Alphonsus Regional Medical Center traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »