Últimas notícias:

Descobri que tenho câncer de próstata. E agora? 

Este é um dilema vivido por mais 65.000 brasileiros todos os anos. 

O câncer de próstata é o segundo mais frequente no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Mas a primeira mensagem que precisa ficar para quem está passando por esta dificuldade é “Calma, a medicina tem muito a fazer por você” 

Com as opções de tratamento atuais o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura se diagnosticado nas fases iniciais. E mesmo em fases mais a gama de tratamentos é ampla aumentado muito a sobrevida da doença. 

Portanto a primeira coisa a se fazer é um estadiamento adequado.

Mas o que é o estadiamento? 

É uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem para classificarmos o grau de agressividade do tumor e se este está restrito a próstata ou já se disseminou para outros órgãos. 

Mas esses exames todos não podem atrasar o tratamento e permitir a disseminação do tumor? 

O câncer de próstata na maior parte das vezes tem um crescimento lento. E a realização de um estudo adequado nos próximos 60 dias após o diagnóstico não costuma impactar na evolução da doença. 

Mas afinal, como eu posso me ver livre do câncer de próstata?  

O tratamento do câncer de próstata vai depender do grau de agressividade da doença. Tumores mais agressivos necessitam de um tratamento mais intenso podendo incluir, cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e até quimioterapia. 

No entanto, alguns tumores são tão indolentes que podemos, com segurança, acompanha-los, sem fazer nenhum tratamento efetivo. Evitando com isso potenciais efeitos adversos de cirurgias, radioterapias ou medicações. 

Portanto o tratamento do câncer de próstata deve ser individualizado, levando-se em consideração a agressividade do tumor, as condições clínicas do paciente e os recursos disponíveis. 

Uma conversa franca com seu urologista para sanar todas suas dúvidas é a melhor coisa a se fazer neste momento.  

Fonte: Dr. Lucas Furtado

CRM 147494
RQE 6979

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »