Últimas notícias:

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. 

A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele.

Quando e como ocorre a artrite psoriásica?

As estatísticas variam de país a país, porém acredita-se que entre 5% e 40% das pessoas que tem psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. Assim como na doença da pele, o acometimento articular atinge mais as pessoas da raça branca. Homens e mulheres são afetados igualmente e os países europeus, como Dinamarca, Suécia e Rússia, são os mais atingidos.

Existe um componente genético bastante forte na APs. A psoríase desenvolve-se em aproximadamente 50% dos irmãos de pessoas com esta doença quando ambos os pais são afetados; em 16% quando somente um pai tem psoríase; e em 8%, quando nenhum dos pais é afetado.


Sintomas da artrite psoriática

Na artrite psoriática, a inflamação geralmente afeta as articulações mais próximas das pontas dos dedos das mãos e dos pés, embora outras articulações, incluindo os quadris, joelhos e coluna, sejam frequentemente afetadas também. Muitas vezes, as articulações dos membros superiores são mais afetadas. Dor nas costas pode estar presente.

As articulações podem tornar-se inchadas e deformadas quando a inflamação é crônica. A artrite psoriática afeta as articulações assimetricamente (um lado do corpo mais intensamente do que o outro), mais do que a artrite reumatoide e envolve menos articulações. Tendões ou ligamentos podem ficar inflamados nos locais em que se fixam aos ossos (chamado entesite). Algumas pessoas com artrite psoriática também têm fibromialgia, que causa dor muscular, rigidez articular e fadiga.

Mas a erupção cutânea da psoríase pode aparecer antes ou depois da artrite se desenvolver. Às vezes, a erupção não é notada porque ela está escondida no couro cabeludo, umbigo ou dobras da pele, como entre a parte de trás das nádegas e coxa. Os sintomas da pele e articulações, às vezes, aparecem e desaparecem juntos, outras vezes não. Às vezes, os sintomas da pele são mais graves do que os sintomas das articulações e, às vezes, os sintomas articulares são mais graves.

Artrite psoriática

Swelling
Artrite
Artrite psoriática (Dactilite)
Psoríase
Psoríase do couro cabeludo
Psoríase
Psoríase dos cotovelos

Diagnóstico de artrite psoriática

  • Exames de sangue
  • Radiografias

O diagnóstico da artrite psoriática é feito através da identificação da inflamação das articulações característica em uma pessoa que sofre de artrite e psoríase. Os médicos também perguntam às pessoas se elas têm um histórico familiar de psoríase.

Não há exames para confirmar o diagnóstico, mas exames de sangue para fator reumatoide são feitos para excluir artrite reumatoide e radiografias são feitas para mostrar a extensão das lesões articulares.

Prognóstico de artrite psoriática

O prognóstico para a artrite psoriática geralmente é melhor do que o para artrite reumatoide, pois menos articulações são afetadas. No entanto, as articulações podem ser lesionadas gravemente.

Tratamento da artrite psoriática

O tratamento da artrite psoriática visa controlar a erupção cutânea e aliviar a inflamação das articulações. Vários medicamentos eficazes no tratamento da artrite reumatoide também são utilizados para tratar a artrite psoriática, particularmente anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs – especialmente metotrexato), a ciclosporina imunossupressora e agentes biológicos.

O apremilaste, um medicamento eficaz tomado por via oral usado para tratar psoríase, pode ajudar a tratar a artrite.

Agentes biológicos são feitos de organismos vivos e inibem certas substâncias químicas envolvidas no sistema imunológico. Eles incluem inibidores do fator de necrose tumoral (FNT) administrados via injeção ou infusão (adalimumabe, etanercepte, infliximabe, certolizumabe pegol, golimumabe e guselcumabe), ustequinumabe, secuquinumabe e ixequizumabe, administrados via injeção; e abatacepte, administrado via injeção ou infusão. Inibidores do FNT são particularmente eficazes para a artrite psoriática.

Fonte: Por Kinanah Yaseen, MD, Cleveland Clinic traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »