Últimas notícias:

Como o melanoma é diagnosticado e tratado?

O melanoma, também chamado de melanoma maligno ou melanoma cutâneo, é uma forma grave de câncer de pele que se desenvolve nos melanócitos. Essas células da pele produzem melanina, responsável pela coloração da pele. Se não for tratado precocemente, o melanoma pode sofrer metástase para outras partes do corpo e se tornar fatal.

O que é melanoma?

O melanoma é um tumor causado pelo crescimento descontrolado de melanócitos. Um dos principais fatores causadores do desenvolvimento do melanoma é o dano ao DNA causado pela exposição à radiação ultravioleta (UV) da luz solar ou camas / lâmpadas de bronzeamento. Os locais mais freqüentes de melanoma são os mais frequentemente expostos à radiação UV: rosto, pescoço, tronco (homens) e pernas (mulheres). Além da pele, o melanoma raramente pode ocorrer nos olhos, boca, órgãos genitais e áreas anais.

O melanoma é relativamente raro, representando apenas 1% de todos os cânceres de pele. Devido à alta taxa metastática, o melanoma geralmente é fatal se não for diagnosticado e tratado nos estágios iniciais. O risco ao longo da vida de contrair melanoma é maior entre os brancos (2,6%) do que entre os negros (0,1%) ou os hispânicos (0,58%).

Como é diagnosticado o melanoma?

Os sinais iniciais mais proeminentes de melanoma são a aparência alterada de uma toupeira existente e / ou o desenvolvimento de novas toupeiras com aparência incomum na pele.

Para identificar toupeiras incomuns, é importante conhecer suas características básicas. As características mais importantes das toupeiras que eventualmente se desenvolvem em melanoma incluem:

  • Forma assimétrica ou irregular
  • Fronteira irregular
  • Distribuição desigual de cores
  • Diâmetro maior que 6 milímetros
  • Evoluindo gradualmente (alterações na forma, tamanho ou cor)

O auto-exame da pele, realizado em uma sala bem iluminada em frente a um espelho de corpo inteiro, é a melhor maneira de examinar a pele. Um espelho de mão pode ser usado para verificar as áreas da pele que são difíceis de ver. Os médicos geralmente recomendam examinar a pele uma vez por mês; todas as áreas da pele, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, couro cabeludo, orelhas, unhas e costas devem ser cuidadosamente verificadas.

Um exame regular da pele por um dermatologista também é recomendado para pessoas com maior risco de melanoma. Um dermatologista realiza uma análise dos pés à cabeça da pele usando uma técnica chamada dermatoscopia, na qual eles podem usar uma ferramenta para ampliar lesões, para facilitar a avaliação.

Se houver suspeita de melanoma, os médicos removem a área afetada da pele e a enviam ao laboratório para biópsia da pele. Dependendo do tamanho e localização da área afetada, estão disponíveis diferentes tipos de biópsias de pele, realizadas sob anestesia local (uma injeção de analgésico para anestesiar a área que será biopsiada).

A biópsia tangencial é realizada quando o risco de melanoma é muito baixo. Nesta biópsia, a camada superior da pele é raspada com o uso de uma pequena lâmina cirúrgica. Na técnica, não é adequado para analisar melanoma profundamente invadido.

A biópsia por punção é realizada usando uma ferramenta com uma lâmina circular, que é pressionada na pele ao redor de uma área afetada para remover um pedaço redondo da pele.

Biópsias incisionais e excisionais são feitas para detectar melanoma em camadas mais profundas da pele. A biópsia excisional é realizada para remover toda a toupeira / tumor juntamente com uma pequena porção da pele normal circundante. Em contraste, a biópsia incisional é usada para remover apenas a parte mais irregular de uma toupeira / tumor.

Recentemente, uma nova técnica foi desenvolvida, que utiliza microscopia confocal de reflexão para examinar diretamente a área da pele afetada sem remover os tecidos da pele.

Para verificar a disseminação do melanoma primário nos linfonodos próximos, os médicos geralmente recomendam a realização de biópsia por aspiração com agulha fina, biópsia cirúrgica de linfonodo ou biópsia sentinela de linfonodo. Para determinar se o melanoma se espalhou para outros órgãos (pulmões, fígado, cérebro e medula espinhal), são realizadas várias técnicas de imagem (radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET).

Como o melanoma é tratado?

O tratamento do melanoma geralmente é baseado no estágio, tamanho e localização do câncer.

Para o melanoma estágio 0 (confinado à epiderme), a cirurgia (excisão ampla) é a melhor opção adequada, que remove o melanoma junto com uma pequena porção da pele normal circundante.

Para os melanomas do estágio I (espessura: 1 mm) e do estágio II (espessura: 1 – 4 mm), é realizada uma grande excisão. Além disso, é realizada uma dissecção linfonodal se forem detectadas células cancerígenas na biópsia do linfonodo sentinela. Às vezes, os médicos recomendam terapia adicional com interferon após a dissecção.

Para o melanoma em estágio III (metástase linfonodal), a excisão ampla e a dissecção linfonodal são estratégias de tratamento padrão. Após a cirurgia, são recomendadas terapias adicionais, incluindo imunoterapia ou terapia direcionada, para reduzir o risco de recaída do câncer. A terapia direcionada é particularmente útil no tratamento de células cancerígenas com mutações genéticas específicas. Nos casos em que muitos linfonodos são afetados, os médicos recomendam radioterapia no local da dissecção.

Os melanomas do estágio IV (metástase para órgãos internos) costumam ser muito difíceis de tratar. Na maioria dos casos, os tumores primários e as metástases são removidos cirurgicamente. Para tumores não removíveis, é utilizada radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou terapia direcionada. A imunoterapia com inibidores do ponto de verificação, interferon ou interleucina-2 pode ser eficaz no tratamento de melanomas no estágio IV.

Fontes

  • www.mayoclinic.org
  • Melanoma. www.mayoclinic.org/…/syc-20374884
  • www.cancer.org
  • Câncer de pele de melanoma. www.cancer.org/…/detection.html
  • www.cancer.org
  • Treating Melanoma Skin Cancer. www.cancer.org/cancer/melanoma-skin-cancer/treating/by-stage.html
  • www.aad.org
  • Melanoma: Diagnosis and Treatment https://www.aad.org/public/diseases/skin-cancer/melanoma#treatment
  • Traduzido por Momento Saúde

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »