Últimas notícias:

Os cânceres entre os jovens estão aumentando em todo o mundo

Os cânceres entre os jovens estão aumentando em todo o mundo

Um novo estudo global revela que está surgindo câncer entre pessoas com menos de 50 anos de idade.

De acordo com um relatório publicado em 5 de setembro no periódico BMJ Oncology, nos últimos 30 anos, novos casos aumentaram em 79% em todo o mundo nessa faixa etária.

Os cânceres que mais cresceram foram da traqueia e da próstata, e a maioria das mortes foi devido a câncer de mama, traqueia, pulmão, intestino e estômago, observaram os pesquisadores.

O câncer tende a ser mais comum em idosos, mas casos em pessoas com menos de 50 anos de idade têm aumentado em muitas partes do mundo desde a década de 1990, observaram os pesquisadores. Eles se basearam no banco de dados da Carga Global de Doença, que inclui dados de 29 cânceres em 204 países e regiões.

Uma equipe liderada por Xue Li, pesquisadora adjunta da Universidade de Edimburgo, na Escócia, conduziu o estudo.

Em todo o mundo, prevê-se que o número de novos casos de câncer de início precoce aumente em 31% e as mortes em 21% até 2030. Aqueles na faixa dos 40 anos de idade correm o maior risco, observou o grupo de Li em um comunicado à imprensa do periódico.

Por que a subida íngreme? Embora a genética tenha um papel no aumento da taxa de câncer, outros fatores também podem desempenhar um papel. Os pesquisadores citaram dietas ricas em carne vermelha e sal, e pobres em frutas e leite; consumo de álcool; e uso de tabaco como os principais fatores de risco para cânceres entre aqueles com menos de 50 anos de idade, com inatividade física, obesidade e alto nível de açúcar no sangue também desempenhando um papel.

De maneira geral, houve quase 2 milhões de novos diagnósticos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos de idade em todo o mundo em 2019. O câncer de mama foi responsável pelo maior número desses casos e mortes associadas.

O número de novos casos de cânceres de traqueia (nasofaringe) e de próstata aumentaram mais rapidamente entre 1990 e 2019. O câncer de fígado, no entanto, caiu cerca de 3% todos os anos.

Mais de 1 milhão de pessoas com menos de 50 anos de idade morreram de câncer em 2019, um aumento de cerca de 28% em relação a 1990.

As maiores taxas de cânceres de início precoce em 2019 ocorreram na América do Norte, Australásia e Europa Ocidental.

No entanto, países de baixa a média renda também foram afetados, com as taxas de mortalidade mais altas, entre as pessoas com menos de 50 anos de idade, na Oceania, Europa Oriental e Ásia Central.

Em países de baixa a média renda, o câncer de início precoce teve um efeito muito maior nas mulheres do que nos homens, tanto na saúde prejudicada quanto nas mortes subsequentes, relatou a equipe de Li.

Em um editorial do periódico, o Dr. Ashleigh Hamilton e colegas da Queen’s University Belfast, Irlanda do Norte, escrevem que “medidas de prevenção e detecção precoce são urgentemente necessárias, junto com a identificação de estratégias de tratamento ideais para cânceres de início precoce”.

Eles enfatizaram que quaisquer tratamentos “devem incluir uma abordagem holística que atenda às necessidades exclusivas de cuidados de apoio de pacientes mais jovens”.

Mais informações

Para saber mais sobre a prevenção do câncer, visite a American Cancer Society.

FONTE: BMJ Oncology, comunicado à imprensa, 5 de setembro de 2023 traduzido por Momento Saúde


Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »