Últimas notícias:

Origem do câncer

O câncer é uma doença que pode se originar em qualquer parte do corpo. Ele se desenvolve quando as células do corpo começam a crescer de forma descontrolada.

As células crescem crescendo, se dividem e morrem em um processo regulado, mas as células cancerosas não obedecem a esse controle.

Causas do câncer

As causas exatas do câncer podem variar dependendo do tipo de câncer, mas geralmente incluem fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Aqui estão algumas das causas e fatores de risco mais comuns associados ao câncer:

  1. Fatores Genéticos : Alterações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de câncer. Histórico familiar de câncer pode desempenhar um papel importante.
  2. Fatores Ambientais : A exposição a carcinógenos no ambiente, como substâncias químicas, radiação e amianto, pode aumentar o risco de câncer.
  3. Hábitos de Vida : O uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, dieta excessiva, falta de atividade física e obesidade estão associados a um risco maior de câncer.
  4. Infecções : Certas infecções virais, como o papilomavírus humano (HPV) e o vírus da hepatite B e C, podem aumentar o risco de câncer, como câncer cervical e hepático.
  5. Radiação : A exposição à radiação ionizante, como raios-X e radiação nuclear, pode ser um fator de risco.
  6. Idade : O risco de câncer aumenta com a idade, uma vez que as células têm mais oportunidades de sofrer alterações com o tempo.
  7. Imunossupressão : Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos apresentam maior risco de certos tipos de câncer.
  8. Hormônios : Algumas terapias hormonais, como a terapia de reposição hormonal na menopausa, podem aumentar o risco de câncer de mama e útero.
  9. Inflamação Crônica : Doenças inflamatórias crônicas, como doenças inflamatórias do intestino, podem aumentar o risco de câncer.


Fatores de risco para leucemia

O risco de desenvolvimento de leucemia aumenta em pacientes com:

  • História de exposição à radiação ionizante (p. ex., após a bomba atômica em Nagasaki e Hiroshima) ou a produtos químicos (p. ex., benzeno, alguns pesticidas, hidrocarbonetos poliaromáticos na fumaça de cigarro); a exposição pode levar a leucemias aguda
  • Tratamento prévio com certos antineoplásicos, incluindo agentes alquilantes, inibidores da topoisomerase II, hidroxiureia lenalidomida de manutenção após transplante e autólogo de células-tronco com regimes de condicionamento contendo melfalano para mieloma múltiplo; pode levar a um tipo de leucemia mieloide aguda chamada t-LMA ou LMA (leucemia mieloide aguda) relacionada a tratamento
  • Infecções por vírus (p. ex., vírus T-linfotrópico humano 1 e 2, vírus Epstein Barr) raramente podem causar certas modalidades de LLA; isso é encontrado principalmente em regiões onde essas infecções são comuns, como Ásia e África
  • História de doenças hematológicas prévias, incluindo síndromes mielodisplásicas e neoplasias mieloproliferativas, que podem levar à leucemia mieloide aguda
  • Condições genéticas preexistentes (p. ex., anemia de Fanconi, síndrome de Bloom, ataxia-telangiectasiasíndrome de Down, xeroderma pigmentoso, síndrome de Li-Fraumeni) predispõem à leucemia mieloide aguda e à leucemia linfoblástica aguda.

É importante observar que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida contribui para o desenvolvimento do câncer. O controle de fatores de risco modificáveis, como hábitos de vida saudáveis, pode ajudar a reduzir o risco de câncer.

Além disso, a detecção precoce por meio de exames médicos regulares pode aumentar as chances de o tratamento ser bem-sucedido.

Pesquisar

Advogados

Podcast

Categorias

Newsletter

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »