O Fleury lançou, com exclusividade, o PrecivityAD2™, um exame para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. Essa inovação traz um benefício imenso, visto que é um teste não invasivo e que não expõe o paciente à radiação.
O diagnóstico precoce do quadro impacta diretamente nas intervenções relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente.
Como o exame é feito?
O exame é feito em amostra de sangue periférico, e, através da detecção de proteínas no plasma e estabelecimento de um escore, indica a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, que são alterações características da doença de Alzheimer, auxiliando os médicos a diagnosticar ou descartar a condição.
Desenvolvido em parceria com a C2N Diagnostics, o teste combina tecnologias laboratoriais ultrassensíveis, o que confere um alto desempenho.
Informações:
Dados do Ministério da Saúde estimam que 1,2 milhão de pessoas no Brasil tem doença de Alzheimer, contudo muitos dos indivíduos afetados ainda não receberam um diagnóstico formal.
A disponibilidade de um teste de alto desempenho, feito em sangue periférico, confere maior acesso do paciente à investigação laboratorial e pode trazer um grande impacto para o diagnóstico da doença de Alzheimer, sobretudo no início dos sintomas, auxiliando a identificação oportuna e acurada da doença, o estabelecimento de prognóstico, uma melhor compreensão do quadro pelo indivíduo afetado e pela família e a extensão das estratégias terapêuticas e dos cuidados direcionados. Ademais, impulsiona a pesquisa clínica e o desenvolvimento de novos tratamentos.
Importante:
O PrecivityAD2™ é indicado apenas para pacientes com idade igual ou superior a 55 anos, que apresentam sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo leve ou demência e que estão sendo avaliados para doença de Alzheimer ou outras formas de declínio cognitivo (para a realização do exame, é necessário apresentar pedido médico detalhando o motivo de sua solicitação).
– Não é necessário jejum;
– Não é necessário suspensão de medicamentos em uso;
– Para a realização deste exame, é necessário agendamento prévio;
– O resultado é liberado em cerca de 20 dias.